A PRODUÇÃO DO SABÃO CASEIRO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS/CTSA

Autores

  • Natália Cristine Ferreira Zagato Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Ana Brígida Soares Coordenadoria do Curso Técnico em Química, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil
  • Fabiana da Silva Kauark Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vila Velha, 29106-010 Vila Velha – ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2456

Palavras-chave:

Sequência didática, aprendizagem, interações intermoleculares, ctsa

Resumo

O ensino médio é uma etapa determinante da vida do educando, pois as competências e habilidades adquiridas neste período interferem nas escolhas da futura vida profissional ou acadêmica. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) com enfoque em Ciência – Tecnologia - Sociedade - Ambiente (CTS/CTSA), seu processo de validação e posterior aplicação, abordando, através da temática do sabão caseiro aromatizado com óleo de lavanda, o conteúdo químico de interações intermoleculares. Foi realizada uma análise didático-metodológica da SD, em confluência com a educação CTS/CTSA. A SD foi validada por pares e aplicada em uma turma de 1ª série do Novo Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Venda Nova do Imigrante. Tratou-se de uma pesquisa-intervenção, de caráter qualitativo, cujos dados foram produzidos e coletados a partir de um questionário enviado aos pares para validação da SD, questionários para os estudantes, diário de bordo (DB) dos mesmos e a observação sistemática das aulas referentes a execução da SD. Os sabões foram obtidos através da reciclagem do óleo vegetal comestível rejeitado após frituras ou outras atividades alimentícias sem destinação adequada. Através dos dados obtidos, constatou-se que a prática realizada viabilizou aprendizagem de interações intermoleculares bem como promoveu suporte para um comportamento de responsabilidade ambiental dos educandos.

A didactic sequence with the theme of flavored homemade soap, with a STS/STSE approach, contributes to the formation of environmentally responsible citizens.

Downloads

Publicado

25-03-2024

Como Citar

A PRODUÇÃO DO SABÃO CASEIRO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS/CTSA. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-22. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2456

Artigos Semelhantes

1-10 de 48

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.