PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v4i2.338Palavras-chave:
Educação Humanística, Professor José Veiga da Silva, Proposta curricular, Recursos Humanos.Resumo
Desde os primórdios da humanidade, o trabalho humano foi dividido. Aos grupos de elite era destinada uma educação intelectual, voltada a formar um cidadão completo. Já os grupos trabalhadores recebiam uma educação técnica, voltada ao trabalho prático. Com o passar dos anos esse tipo de diferenciação não diminuiu. Ainda hoje, percebe-se a ausência da educação humanística na formação técnica. Mesmo que inúmeros autores afirmem que a educação humanística é fundamental para a formação do trabalhador, ainda assim, os cursos técnicos não oferecem aos seus alunos esse tipo de formação. O presente trabalho analisa o currículo técnico do curso de Recursos Humanos da Escola Estadual “Professor José Veiga da Silva”, em MarataízesES, observando a ausência de educação humanística na matriz curricular do curso, além de pesquisa realizada com os alunos, comprovando que a ausência da mesma é sentida pelos futuros profissionais de Recursos Humanos. Como resultado, o trabalho apresenta uma proposta curricular, acrescentando um módulo a mais no curso que contemple as disciplinas que, segundo a pesquisa, os alunos sentem falta, sendo estas baseadas na educação humanística.
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