O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO EXTREMO SUL (CETEPES)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i2.446Palavras-chave:
Recursos tecnológicos, Contexto educacional, Formação docente, Metodologias de ensinoResumo
O objeto de estudo desta pesquisa corresponde ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) pelos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no contexto do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (Cetepes), localizado no município de Teixeira de Freitas/BA. Como objetivo geral, buscamos conhecer de que modo os professores utilizam as TIC’s visando à contribuição do processo de ensino-aprendizagens com base na informatização do ensino e transmissão do conhecimento por meio de suas ferramentas. Como metodologia, adotamos abordagens quali-quantitativas, utilizando o estudo de caso como procedimento técnico. Para a coleta de dados, foram elaborados questionários semiestruturados, com foco em comprovações de resultados, permitindo, assim, análises e opiniões que foram convertidos em gráficos, de modo a somarmos formalização teórica e objetiva da pesquisa. Os resultados mostraram que a prática docente se configura como elemento fundamental na relação entre professor e aluno, uma vez que demonstra ser a mais clara forma de se desenhar um cenário de autonomia no contexto educacional. Por meio da pesquisa, constatamos que é imprescindível que as TIC’s sejam compreendidas na utilização de metodologias por professores da EPT, pois não adianta só informatizar as escolas, mas todos os envolvidos dentro deste contexto. É preciso, principalmente, levantar esforços no sentido de capacitar os professores quanto à utilização destas, de modo que possam oportunizar mudanças na prática educativa. Podemos afirmar que as TIC’s são meios, ferramentas e caminhos valiosos e, fundamentais para desenvolver o processo de aprendizagem com mais facilidade, além de mostrar concepções e possibilidades de uma comunicação efetiva e positiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).