ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL PARA A MICRORREGIÃO CENTRO-OESTE DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i2.1128Palavras-chave:
Desenvolvimento; Sustentabilidade;Território, DRS - Arranjo 3Resumo
Este artigo objetiva debater as questões conceituais concernentes aos temas desenvolvimento, sustentabilidade e território na perspectiva do Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS)” - Arranjo 3 – Microrregiões Rio Doce e Centro-Oeste-, proposto pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A estratégia metodológica deste artigo é uma discussão teórica a partir das contribuições de um conjunto de autores que tratam da temática abordada e documentos oficiais produzidos no âmbito das Organizações das Nações Unidas (ONU). O artigo apresenta uma proposta de Modelo de Desenvolvimento Territorial centrado na valorização do potencial endógeno das regiões e nas reduções das desigualdades sociais e da degradação do meio ambiente, como condições necessárias para a preservação das condições dignas de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).