APLICAÇÃO DO CICLO PDCA INTEGRADO AO PLANO DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES DE LEITE

Autores

  • Patrick Pereira dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Piúma
  • Gabriel Domingos Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Piúma
  • Clayton Perônico de Almeida Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Piúma
  • Dayse Aline Ferreira Silva Bartolomeu Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Piúma

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1063

Palavras-chave:

boas práticas agropecuárias, controle de qualidade, laticínios, leite cru, segurança alimentar

Resumo

O leite é um alimento bastante completo, fonte de proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Para a obtenção de produtos lácteos de boa qualidade, que contribuam com a saúde e bem-estar dos consumidores, precisa-se de uma matéria-prima de boa qualidade. Para isso, as fazendas leiteiras precisam melhorar a gestão agropecuária através do investimento em genética, nutrição, bem-estar animal, manejo sanitário e boas práticas agropecuárias. Com intuito de atender as exigências da legislação brasileira e mundial, como também para oferecer produtos mais seguros aos consumidores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a Instrução Normativa n.º 77/2018, onde solicita a inclusão do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) no programa de autocontrole nos laticínios. Com este trabalho, objetivou-se propor a implementação do método PDCA, em conjunto a elaboração do PQFL, a fim de melhorar a qualidade do leite produzido em fazendas leiteiras da região serrana do estado do Espírito Santo, através dos indicadores de desempenho das boas práticas agropecuárias. Foi possível observar que o uso do ciclo PDCA integrada ao PQFL é uma possibilidade viável para propor melhorias contínuas nas atividades de produção leiteira, possibilitando solucionar problemas existentes, além de atender à legislação vigente.

Biografia do Autor

Patrick Pereira dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Piúma

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialização em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Piúma. Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia e Ciência de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem e reologia de alimentos.

Gabriel Domingos Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Piúma

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes - Campus Piúma). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Práticas Pedagógicas para Professores (Ifes). Possui Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância (Ifes) e Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial (Ifes). Atuou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG (2010-2017), exercendo os cargos de Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG - Campus Salinas (2012-2014) e Diretor do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG (2014-2016). Atualmente, no Ifes Campus Piúma, atua como docente e Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos e como docente nos cursos de Graduação em Engenharia de Pesca e Técnico em Aquicultura. Também é professor Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária do IFNMG Campus Salinas. Atua nas áreas de Patologia Animal, Parasitologia Animal, Medicina da Conservação e Educação Inclusiva. Membro dos Grupos de Pesquisa: Ecologia Microbiana; Sedimentologia e Dinâmica Ambienta; GEPEC - Grupo de Estudos em Pesca e Conservação; GEPIDi - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interculturalidade e Diversidade.

Clayton Perônico de Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Piúma

Professor do Instituto Federal do Espírito Santos - Ifes. Doutor em Ciências Naturais na área de concentração de Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Mestre em Geologia na área de concentração da Paleontologia e Estratigrafia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Fisiologia Animal e Humana pela PUC Minas. Graduado em Ciências pela PUC Minas. Atua nos campos da Evolução Biológica, da Biologia Comparada, da Geociências, da Extensão Tecnológica e da Pesquisa Aplicada.

Dayse Aline Ferreira Silva Bartolomeu, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Piúma

Professora do Instituto Federal do Espírito Santos - Ifes. Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado da Bahia. Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Pereira dos Santos, P. ., Carvalho, G. D., Perônico de Almeida, C., & Ferreira Silva Bartolomeu, D. A. . (2021). APLICAÇÃO DO CICLO PDCA INTEGRADO AO PLANO DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES DE LEITE. Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-14. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1063

Edição

Seção

Engenharias