APLICAÇÃO DO CICLO PDCA INTEGRADO AO PLANO DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES DE LEITE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1063Palavras-chave:
boas práticas agropecuárias, controle de qualidade, laticínios, leite cru, segurança alimentarResumo
O leite é um alimento bastante completo, fonte de proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Para a obtenção de produtos lácteos de boa qualidade, que contribuam com a saúde e bem-estar dos consumidores, precisa-se de uma matéria-prima de boa qualidade. Para isso, as fazendas leiteiras precisam melhorar a gestão agropecuária através do investimento em genética, nutrição, bem-estar animal, manejo sanitário e boas práticas agropecuárias. Com intuito de atender as exigências da legislação brasileira e mundial, como também para oferecer produtos mais seguros aos consumidores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a Instrução Normativa n.º 77/2018, onde solicita a inclusão do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) no programa de autocontrole nos laticínios. Com este trabalho, objetivou-se propor a implementação do método PDCA, em conjunto a elaboração do PQFL, a fim de melhorar a qualidade do leite produzido em fazendas leiteiras da região serrana do estado do Espírito Santo, através dos indicadores de desempenho das boas práticas agropecuárias. Foi possível observar que o uso do ciclo PDCA integrada ao PQFL é uma possibilidade viável para propor melhorias contínuas nas atividades de produção leiteira, possibilitando solucionar problemas existentes, além de atender à legislação vigente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).