O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.269Palavras-chave:
Deficiência Visual, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Inclusão EscolarResumo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/96, determina que os alunos com deficiência devem ter atendimento educacional especializado, preferencialmente, na rede regular de ensino. Partindo desse princípio, a Educação Profissional e Tecnológica tem buscado ofertar uma educação inclusiva e de qualidade aos alunos com necessidades especiais, recorrendo a inúmeras metodologias que possam tornar esse processo mais equitativo e satisfatório. Assim, atendendo aos princípios da modalidade técnica educacional, este estudo aborda recursos disponíveis por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em ambientes virtuais que permitam um processo de ensino-aprendizagem mais significativo, especialmente para os deficientes visuais. A pesquisa, por uma abordagem qualitativa, identifica algumas das dificuldades desses alunos em um curso Técnico em Informática e apresenta estratégias que envolvem tecnologias assistivas para uma efetiva inclusão escolar no processo educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).