AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v1i2.309Palavras-chave:
dialogismo, educação profissional, ensino, linguagemResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre algumas contribuições conceituais do filósofo russo Mikhail Bakhtin no que tange ao ensino da Língua Portuguesa no contexto da educação profissional. A partir da pesquisa bibliográfica, buscou-se uma análise comparativa entre a concepção de educação profissional que se amplia a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB –, de 1996, e o viés social da língua proposto pela concepção bakhtiniana. O texto aponta em seu desenvolvimento interlocuções possíveis entre os valores e os princípios norteadores do ensino profissional e a docência do Português em uma perspectiva dialógica com as práticas sociais da linguagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).