DESMISITIFICANDO AS NOVAS ENERGIAS DO SÉCULO XXI: UMA TEMÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2468Palavras-chave:
Energias, Energias renováveis, Ensino, Química, Peer-instruction, PlickersResumo
Considerando que o estudo de energias com o passar do tempo, tem sido um assunto crescente devido às necessidades de opções de fontes de energias pelo mundo, o presente trabalho traz um enfoque na abordagem da temática, a fim de promover uma desmistificação dos conceitos relacionados à energia renovável, energia limpa e energia sustentável dentro do ensino de química, além de promover o interesse por uma área tão relevantemente necessária à sociedade. O ensino dessa temática é permeada pelo ensino de ciências e que validada por Chassot (2016, p. 63), não é algo pronto, ou seja, está em constante transformação e mudanças e são nos erros que a construção de um novo conhecimento é possível e cabe a ela, explicar e transformar o mundo por meio de uma linguagem acessível. Diante dessa realidade, o presente trabalho desenvolveu, aplicou e avaliou o uso da metodologia ativa Instrução Por Pares (Peer-Instruction, PI) no ensino de Energias: Renovável, Sustentável e Limpa, na disciplina de Química. Essa metodologia, tem como objetivo o trabalho por pares de alunos, promovendo atividades em que há estimulação da aplicação de conceitos discutidos em tempo real, enquanto explicam aos seus pares e, ao mesmo tempo promovem discussão, gerando o conflito sócio cognitivo que é originado pela potencialização destas interações. Para validação dessa metodologia, a pesquisa foi realizada utilizando a ferramenta Plickers, que apresenta possibilidade de aplicação de questionários sem a necessidade de uso da internet pelos estudantes e em tempo real expressa quantitativamente acertos e erros das respostas dos questionários, possibilitando um olhar mais preciso do discente frente às dificuldades encontradas na elaboração dessas respostas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).