O TEMA CERVEJA ARTESANAL UTILIZADO PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA DEGRADAÇÃO ENZIMÁTICA DA CEVADA CERVEJEIRA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2389Palavras-chave:
malte de cevada, bioquímica, brassagem, carboidratos, enzimasResumo
O presente artigo busca apresentar uma sequência didática a partir de experimentação, utilizando equipamentos de baixo custo e facilmente encontrados no mercado, atendendo as diferentes demandas e realidades das escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas, tendo como foco o desenvolvimento de habilidades conforme sugere a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O objetivo da experimentação foi, a partir de análises e comparações, compreender as estruturas químicas dos carboidratos, proteínas e enzimas e suas respectivas funções biológicas a partir da degradação enzimática do amido presente nos alimentos, utilizando como fonte de estudo a cevada cervejeira adquirida na forma de malte de cevada. Os resultados apresentados demonstram-se expressivos em relação à evolução dos estudantes frente ao objeto de conhecimento a ser desenvolvido e ao engajamento no processo ensino aprendizagem, fornecendo dados para que novas propostas de ensino de bioquímica para o ensino médio possam ser desenvolvidas.
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