ANÁLISE DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS ENVOLVENDO MÉTODOS DE SEPARAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2428Palavras-chave:
letramento científico, alfabetização científica, TACB, casos investigativos, ensino de químicaResumo
A alfabetização científica aborda a capacidade de compreender e utilizar conceitos científicos básicos. Já o letramento científico, envolve a aplicação prática de conhecimentos em situações da vida real. Este estudo se propôs a analisar e categorizar os níveis de letramento científico entre estudantes do ensino médio da rede estadual do distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, Bahia. A metodologia consistiu em adaptar e aplicar o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) a estudantes do 3º ano do ensino médio, bem como criar e aplicar casos investigativos relacionados à separação de misturas. Os resultados revelaram a existência de estudantes classificados em diferentes níveis de alfabetização científica, como "em nível crítico", "a construir", "em construção" e "construída". Quanto ao letramento científico, os níveis identificados foram: "nominal", "funcional", "estrutural" e "multidimensional". Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do letramento científico dos estudantes investigados e podem auxiliar na elaboração de estratégias educacionais mais eficazes nesta área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).