ALÉM DOS LIVROS: A UTILIZAÇÃO DE LAPBOOKS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESENVOLVER OS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2457Palavras-chave:
níveis do conhecimento; lapbooks, ensino de química; Johnstone.Resumo
A proposta deste trabalho é analisar a percepção dos estudantes acerca de temas cotidianos sua relação com os três níveis do conhecimento químico, macro, micro e simbólico, a partir da produção de um lapbook, que consiste em um cartaz interativo, confeccionado com papéis coloridos, fotos impressas e outros materiais que sirvam para explanar um tema ou atividade, promovendo uma aprendizagem significativa. A atividade foi dividida em três etapas: abordagem diagnóstica, visando identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre algumas temáticas cotidianas e apresentar o conceito dos três níveis do conhecimento químico, produção de um lapbook, e confecção de um vídeo sobre a apresentação, com postagem em ambiente virtual de aprendizagem. Como etapa final, os alunos responderam a um questionário contendo quatro (04) perguntas abertas. Com base nas respostas dos alunos ao questionário, observou-se que a articulação entre os saberes cotidianos e científicos pode facilitar a aprendizagem partindo-se de contextos reais, aproximando a Química da vida de maneira significativa, promovendo aos estudantes a capacidade de transitar entre os três níveis do conhecimento químico de forma equitativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).