A QUÍMICA EM TODOS OS SENTIDOS: A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS PADLET E CIRCUITO SENSORIAL NO ENSINO DE QUÍMICA
a contextualized approach to Chemistry Teaching
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2432Palavras-chave:
Ensino de Química; Plantas medicinais; Aprendizagem significativaResumo
O ensino de Química muitas vezes é pouco atrativo para os alunos devido à dificuldade da relação teoria e prática. Nesse sentido é importante que o professor utilize estratégias pedagógicas que permitam contextualizar suas aulas de acordo com o cotidiano dos alunos. Este relato de experiência buscou na temática plantas medicinais propor a utilização de ferramentas metodológicas que possam contribuir para melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos sobre indicadores ácido-base e funções orgânicas por alunos do Ensino Médio. As etapas deste relato mostraram o interesse dos alunos nas aulas onde os conteúdos foram apresentados de forma contextualizada e relacionados ao seu cotidiano, além de estimularem a interação familiar nas atividades realizadas. Como conclusão deste relato de experiência, cita-se a melhor compreensão do conteúdo trabalhado por parte dos alunos, permitindo a construção do conhecimento a partir das suas próprias observações, além do grande envolvimento de familiares e da comunidade escolar nas atividades realizadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).