UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA

Autores

  • Águeda Cardoso de Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970 Porto Alegre – RS, Brasil
  • Lara Colvero Rockenbach Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970 Porto Alegre – RS, Brasil
  • Daniele Trajano Raupp Departamento de Química Orgânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970, Porto Alegre – RS, Brasil
  • José Ribeiro Gregório Departamento de Química Inorgânica, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970, Porto Alegre – RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2438

Palavras-chave:

produto educacional, cinética química, aprendizagem significativa, sequência didática

Resumo

Este artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se aplica um material didático potencialmente significativo, focado no ensino de Cinética Química. A Sequência Didática contextualizou práticas de baixo custo para sua execução, envolvendo a técnica Predizer, Observar e Explicar (P.O.E) com o recurso tecnológico podcast como meio orientador das práticas. O público participante foram duas turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. A análise de dados realizou-se por meio da coleta de questionários e mapas conceituais iniciais e finais. Os resultados indicam uma ampliação na estrutura cognitiva dos alunos que foram capazes de delinear os conceitos-chave da matéria de ensino a partir de vídeo instrucional, os quais puderam ser aprofundados a partir das práticas experimentais. O sucesso da proposta fica claro com a construção dos dois mapas conceituais propostos: um anterior à realização das atividades e outro posterior, demonstrando apropriação do conhecimento por parte dos alunos. A técnica P.O.E, aliada às atividades experimentais situa o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem, bem como mobiliza a disposição para aprender.

Biografia do Autor

  • Águeda Cardoso de Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970 Porto Alegre – RS, Brasil

    Possui graduação em Química pela Universidade. É Mestre em Química pelo PROFQUI/ UFRGS. Atua como professora de química rede básica estadual do RS. Doutoranda em Educação em Ciências pelo PPgECi - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

  • Lara Colvero Rockenbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970 Porto Alegre – RS, Brasil
    Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e é mestre em Química pelo PROFQUI/UFRGS (2020). Atuou como professora de química e ciências na rede básica estadual do RS. É doutoranda em Educação em Ciências pelo PPgECi - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: contextualização, transdisciplinaridade, plantas medicinais, educação popular, teorias de aprendizagem, aprendizagem significativa, recursos didáticos, alfabetização visual e ensino de estereoisomeria.

     

  • Daniele Trajano Raupp, Departamento de Química Orgânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970, Porto Alegre – RS, Brasil

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGQVS) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, teorias de aprendizagem, metodologias de ensino, iniciação científica, contextualização e historicidade no ensino de química e formação de professores de química. Possui graduação em Química Licenciatura (2008) e mestrado em Ensino de Ciências (2010) pela Universidade Luterana do Brasil e doutorado (2015) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal do Rio Grande do sul. Atuou durante 10 anos como docente no Centro Universitário Metodista do IPA e 6 anos na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha.

  • José Ribeiro Gregório, Departamento de Química Inorgânica, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 91501-970, Porto Alegre – RS, Brasil

    Possui Bacharelado (1988) e Mestrado (1992) em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Chimie Organique et Organométallique pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie, 1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, epoxidação, hidroformilação, hidrossililação, oleoquímica e química inorgânica. Também atua com formação de professores, a nível de Graduação e de Pós-Graduação.

Presents a summary of the didactic sequence, main resources and objectives.

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Publicado

25-03-2024

Como Citar

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-22. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2438

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