UMA INVESTIGAÇÃO DOS RELATOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RADIOATIVIDADE E A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTÓRIA E NATUREZA DAS CIÊNCIAS (HNC)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2420Palavras-chave:
Radioatividade, História das Ciências, Mulheres nas Ciências, InvestigaçãoResumo
O artigo aborda a relevância do ensino da radioatividade e da História e Natureza das Ciências (HNC), assim como a participação feminina nas ciências, para estudantes do ensino médio. O estudo investigou os relatos de 43 alunos de uma escola pública do Espírito Santo. Para alcançar esse propósito, foram analisadas as respostas de um questionário e os relatos dos discentes durante a realização de uma atividade, a qual consistiu na leitura e discussão de um texto ilustrado sobre a história dos Pequenos Curies, aparelhos móveis de radiografia levados aos fronts de batalha durante a Primeira Guerra Mundial por Marie Curie e outras mulheres. Os resultados revelaram que os alunos estão interessados em aprender sobre a história da radioatividade e reconhecem sua importância. No entanto, constatou-se que a HNC não é amplamente incorporada no ensino desse tema. Os alunos demonstraram ser favoráveis a adquirir conhecimentos sobre a história e as contribuições das mulheres cientistas. A atividade proposta foi bem recebida por eles, porém perceberam que o número de mulheres cientistas ao longo da história não se equipara ao número de homens cientistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).