CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO: ESTUDO DE CASO DAS SALAS DE AULA DO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL DO IFMS - CAMPUS AQUIDAUANA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.3105Palabras clave:
arquitetura escolar , aprendizagem, educação em engenhariaResumen
O ambiente no qual estamos inseridos afeta nossas tomadas de decisão e no contexto escolar não é diferente. O ambiente construído escolar impacta o processo de ensino e aprendizagem e o conhecimento dos mecanismos deste fenômeno pode colaborar em uma gestão pedagógica baseada em evidências. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma avaliação pós-ocupação das salas de aula utilizadas pelos discentes do Curso Superior em Engenharia Civil do IFMS - Campus Aquidauana a partir da perspectiva das Ciências Comportamentais. Os resultados evidenciaram que estudantes do sexo feminino possuem maior propensão à reprovação e maior autopercepção de ansiedade, e estudantes com maiores níveis de motivação quanto ao design das salas de aula têm menor propensão à reprovação. Considerando a necessidade apontada sobre melhorias nas cadeiras e mesas presentes nas salas de aula, foram propostas soluções quanto ao design das salas de aula e às práticas pedagógicas a partir das ciências comportamentais.

Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Ifes Ciência

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).