CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO: ESTUDO DE CASO DAS SALAS DE AULA DO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL DO IFMS - CAMPUS AQUIDAUANA

Autores/as

  • Guilherme Fernandes Rodrigues Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jean Coca Concha dos Santos Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luan Matheus Moreira Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.3105

Palabras clave:

arquitetura escolar , aprendizagem, educação em engenharia

Resumen

O ambiente no qual estamos inseridos afeta nossas tomadas de decisão e no contexto escolar não é diferente. O ambiente construído escolar impacta o processo de ensino e aprendizagem e o conhecimento dos mecanismos deste fenômeno pode colaborar em uma gestão pedagógica baseada em evidências. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma avaliação pós-ocupação das salas de aula utilizadas pelos discentes do Curso Superior em Engenharia Civil do IFMS - Campus Aquidauana a partir da perspectiva das Ciências Comportamentais. Os resultados evidenciaram que estudantes do sexo feminino possuem maior propensão à reprovação e maior autopercepção de ansiedade, e estudantes com maiores níveis de motivação quanto ao design das salas de aula têm menor propensão à reprovação. Considerando a necessidade apontada sobre melhorias nas cadeiras e mesas presentes nas salas de aula, foram propostas soluções quanto ao design das salas de aula e às práticas pedagógicas a partir das ciências comportamentais.

Biografía del autor/a

  • Guilherme Fernandes Rodrigues, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

    Estudante do Curso Superior em Engenharia Civil do IFMS - Campus Aquidauana.

  • Jean Coca Concha dos Santos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

    Estudante do Curso Superior em Engenharia Civil do IFMS - Campus Aquidauana.

  • Luan Matheus Moreira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

    Docente no IFMS - Campus Aquidauana

Image created in generative artificial intelligence (OpenAI ChatGPT) involving the concept used in this paper

Publicado

11-06-2025

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Cómo citar

CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO: ESTUDO DE CASO DAS SALAS DE AULA DO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL DO IFMS - CAMPUS AQUIDAUANA. (2025). Revista Ifes Ciência , 11(1), 17. https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.3105

Artículos similares

1-10 de 261

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.