EM BUSCA DA EVIDÊNCIA: INVESTIGAÇÃO FORENSE COMO ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2256Palavras-chave:
Investigação forense; novo ensino médio; itinerário formativo; ciências da natureza.Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever a aplicação de um Itinerário Formativo com o tema Investigação Forense, aplicado a alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular do município de Vila Velha, Espírito Santo. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), determina que, a partir do ano de 2022, o Novo Ensino Médio seja composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e por cinco áreas de conhecimentos/itinerários formativos. Mediante tal disposição, foi ofertado aos alunos um itinerário formativo, que trouxe alguns temas acerca das ciências forenses. A taxa de adesão ao curso superou as expectativas e desprendeu-se em duas turmas, totalizando 63 inscritos. Como fomento à participação e interação dos alunos, as atividades foram realizadas a partir de metodologias ativas, o que demonstrou-se fundamental para construção de novos subsunçores. A partir dessa edificação, os alunos montaram uma cena de crime, através da qual expuseram à comunidade escolar seus conhecimentos em relação às ciências forenses, evidenciando a efetividade do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido ao longo do itinerário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).