EM BUSCA DA EVIDÊNCIA: INVESTIGAÇÃO FORENSE COMO ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • STELAMARIS ZIMERER Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ana Paula Loureiro Lima Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabiana da Silva Kauark Instituto Federal do Espírito Santo
  • Paulo R. G. de Moura Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafaela de A. Santos Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2256

Palavras-chave:

Investigação forense; novo ensino médio; itinerário formativo; ciências da natureza.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a aplicação de um Itinerário Formativo com o tema Investigação Forense, aplicado a alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular do município de Vila Velha, Espírito Santo. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), determina que, a partir do ano de 2022, o Novo Ensino Médio seja composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e por cinco áreas de conhecimentos/itinerários formativos. Mediante tal disposição, foi ofertado aos alunos um itinerário formativo, que trouxe alguns temas acerca das ciências forenses. A taxa de adesão ao curso superou as expectativas e desprendeu-se em duas turmas, totalizando 63 inscritos. Como fomento à participação e interação dos alunos, as atividades foram realizadas a partir de metodologias ativas, o que demonstrou-se fundamental para construção de novos subsunçores. A partir dessa edificação, os alunos montaram uma cena de crime, através da qual expuseram à comunidade escolar seus conhecimentos em relação às ciências forenses, evidenciando a efetividade do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido ao longo do itinerário.

EM BUSCA DA EVIDÊNCIA: INVESTIGAÇÃO FORENSE COMO ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

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Publicado

16-10-2023

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Como Citar

EM BUSCA DA EVIDÊNCIA: INVESTIGAÇÃO FORENSE COMO ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO. (2023). Revista Ifes Ciência , 9(3), 01-08. https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2256

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