CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO DEVER DE CASA PARA A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES ESSENCIAIS, ESTUDO REALIZADO COM OS ESTUDANTES DA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2284Palavras-chave:
educação, infância, dever de casa, famíliaResumo
Este artigo apresenta reflexões de uma pesquisa qualitativa sobre as contribuições e limitações dos deveres de casa no processo de ensino-aprendizagem. Realizado a partir da análise de entrevistas e questionários aplicados a professores e responsáveis por crianças de grupos 5, que revelam a opinião, os sentimentos e a realidade dos entrevistados sobre esses deveres. Seu objetivo principal é entender como os deveres de casa influenciam nas ações que norteiam o aprendizado das crianças no que tange às habilidades necessárias a serem desenvolvidas na idade escolar do grupo 5 (4 anos e 9 meses a 5 anos e 9 meses), conforme o Currículo Municipal de Viana e a Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Também questiona a necessidade e a eficácia deste recurso, e discute questões em torno de suas formas de aplicação, e adequação à realidade atual. Ele revela o quanto o dever de casa ainda é muito valorizado como parte dos processos de aprendizagem, porém, pouco questionado. Revela também o quanto os pais estão diligentes com esse valor, embora sejam afetados pelas limitações das suas realidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).