AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE CAPSICUM SPP. COM BASE EM DESCRITORES MORFOAGRONÔMICOS E BROMATOLÓGICOS

Autores

  • João Carlos Cansian Junior IFES Campus de Alegre
  • Vinicius Alves Porto Rodrigues Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Israel Felipe Gonçalves Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Rafael de Almeida Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Lorena Souza Mauricio Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Felipe Cruz Paula Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Emily Suellen Fernandes Nascimento Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Rafael Nunes de Almeida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Larissa Carvalho Nascimento Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Fabio Gomes Zampieri Ifes Campus Alegre
  • Luciano Menini Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre
  • Monique Moreira Moulin Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1143

Palavras-chave:

Capsicum, banco de germoplasma, variabilidade genética, pimenta, recurso genético

Resumo

O gênero Capsicum pertence à família Solanaceae e possui grande diversidade evidenciada entre 38 espécies já catalogadas, todavia apenas cinco espécies são domesticadas, C. annuum, C. baccatum, C. pubescens, C. frutescens e C. Chinense. As pimentas possuem uma grande variabilidade fenotípica, principalmente em relação à coloração, forma e tamanho dos frutos, que pode ser analisada através de descritores morfoagronômicos, auxiliando nos estudos de diversidade genética da cultura. Objetivou-se com este estudo caracterizar com base em descritores morfoagronômicos e bromatológicos, 33 acessos de pimentas do banco de germoplasma do IFES Campus de Alegre e, com isso, estimar a divergência genética deles. Foram selecionados 22 descritores morfoagronômicas e 5 avaliações físico-químicas. Estimou-se a contribuição relativa das características através do método de Singh e a dissimilaridade genética entre os acessos empregando a distância de Mahalanobis e o método Unweighted Paired Group Methodusing Arithmetic Averages (UPGMA). O dendrograma de dissimilaridade foi composto por nove grupos e revelou que os acessos IFES58 e IFES78 são os que apresentam maior similaridade, enquanto os genótipos IFES58 e IFES96 foram os mais distantes geneticamente. As caracterizações morfoagronômica e físico-química foram eficientes para estimar a diversidade genética entre os 33 acessos de pimenta e destacar acessos com potencial para exploração em diferentes nichos de mercado para consumo in natura, processado ou para fins ornamentais. O estudo realizado evidencia a existência de alta variabilidade genética entre os acessos de Capsicum do banco de germoplasma do IFES Campus de Alegre.

Biografia do Autor

  • João Carlos Cansian Junior, IFES Campus de Alegre

    Possui ensino medio segundo grau pela Cooperativa dos Alunos do IFES Campus de Alegre (2017).

  • Vinicius Alves Porto Rodrigues , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Possui ensino medio segundo graupela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Corrente(2018). Tem experiência na área de Biologia Geral.

  • Israel Felipe Gonçalves Soares , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Licenciando em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES Campus de Alegre, Bolsista (PIBITI) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES, integrante do Laboratório de Genética e Biologia Molecular - LGBM do IFES Campus de Alegre, integrante do grupo de pesquisa Melhoramento Genético Vegetal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

  • Rafael de Almeida , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Mestrando em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) campus de Alegre, por meio do Programa de Pós Graduação em Agroecologia , licenciado em Ciências Biológicas, agricultor familiar residente da Comunidade Rural de Amorim, Muniz Freire - ES.

  • Lorena Souza Mauricio , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Possui ensino medio segundo-grau pela E.E.E.M PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA(2018).

  • Felipe Cruz Paula , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Graduando em licenciatura e bacharelado em ciências biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES - campus Alegre. Atuação no departamento de genética e biologia molecular do IFES e atualmente inserido no programa de iniciação cientifica - PIBIC.

  • Emily Suellen Fernandes Nascimento , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Graduanda em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

  • Rafael Nunes de Almeida , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Técnico em Agropecuária, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Mestre em Agroecologia pelo IFES, onde desenvolveu pesquisa sobre melhoramento genético de milho para tolerância a seca. Atualmente é doutorando do Programa de Genética e Melhoramento de Plantas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde atua em pesquisas com melhoramento genético de milho-pipoca para resistência a doenças fúngicas.

  • Larissa Carvalho Nascimento , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre (2011). Nutricionista graduada pelo Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (CCENS-UFES, 2016), especializada em Nutrição Clínica e Esportiva (FAVENI, 2017). Mestra em Nutrição e Saúde pelo Centro de Ciências da Saúde da UFES (CCS-UFES, 2019), na linha de pesquisa Diagnóstico e Intervenção em Nutrição e Saúde. Servidora pública federal, exercendo função de Assistente de Laboratório de Genética e Biologia Molecular no IFES - Campus de Alegre.

  • Luciano Menini , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Bacharel em Química, Mestrado em Química Inorgânica e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde o ano de 2009 é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus de Alegre. Tem experiência nas áreas de pesquisa em Catálise (Homogênea/Heterogênea), Síntese Orgânica, Química de Produtos Naturais e Controle de Plantas Daninhas, Pragas e Doenças. Desenvolve projetos de pesquisa na transformação química de compostos bio-renováveis utilizando como catalisadores metais de transição, materiais sintéticos e nanoestruturados na produção de agroquímicos, fármacos e aplicação. Experiência nas técnicas de análises de Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG-EM), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência ( HPLC) e Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

  • Monique Moreira Moulin , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus de Alegre

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas na mesma universidade. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus de Alegre desde 2009, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e no curso de Mestrado em Agroecologia . É coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Molecular. Tem experiência na área de Genética Vegetal, Melhoramento Genético e Recursos Genéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de germoplasma, marcadores moleculares de DNA, mapa genético, olericultura e resistência a doenças. Atua também na área de ensino de Biologia, sendo coordenadora do projeto PIBID-Biologia Alegre.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente

Como Citar

AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE CAPSICUM SPP. COM BASE EM DESCRITORES MORFOAGRONÔMICOS E BROMATOLÓGICOS. (2021). Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-11. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1143

Artigos Semelhantes

1-10 de 360

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)