ANÁLISES LABORATORIAIS FISCAIS EM PRODUTOS LACTÉOS DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COM ENFÂSE NA IDENTIFICAÇÃO DE Listeria monocytogenes

Autores

  • Jamili Maria Suhet Mussi Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Gabriel Domingos Carvalho Ifes
  • Flávia Regina Spago Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.977

Palavras-chave:

inspeção, listeriose, queijo, sanidade alimentar, segurança alimentar

Resumo

No Espírito Santo a produção de lacticínios é uma atividade muito importante para as agroindústrias familiares, havendo uma forte relação cultural e manutenção dessas famílias no campo. Dependendo das condições higiênicas durante o processo de ordenha do leite e do preparo dos produtos, bem como aspectos relacionados à sanidade do rebanho, estes produtos podem ser contaminados por diferentes micro-organismos patogênicos, podendo ocasionar perdas econômicas para indústria e sérios problemas de saúde pública. Dessa forma, a realização de análises laboratoriais, especialmente microbiológicas, deve ser periódica, visando garantir a inocuidade do produto e a segurança dos consumidores. Especificamente para queijos, a presença da bactéria Listeria monocytogenes está entre os parâmetros avaliados devido sua relevância para saúde pública. Este estudo realizou um levantamento retrospectivo das análises laboratoriais fiscais do ano de 2019, com enfâse na identificação de L. monocytogenes, em agroindústrias familiares produtoras de lacticínios registradas em Serviços de Inspeção Municipais com equivalência reconhecida e adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte - Susaf/ES. Todos os municípios que possuem agroindústrias incluídas no Susaf/ES realizaram análises fiscais em 2019, sendo que a maioria dos estabelecimentos amostrou um único produto em uma análise anual, na qual foi analisada uma variedade de produtos distintos, com predomínio de queijos. A maioria das análises foram realizadas em laboratório credenciado junto ao Idaf. Os resultados das análises foram negativos para presença de L. monocytogenes, correspondendo com a legislação, reforçando a importância do registro e do acompanhamento do estabelecimento pelos serviços de inspeção enquanto órgão fiscalizador.

Biografia do Autor

Jamili Maria Suhet Mussi, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Técnica em Agroindústria pela Escola Agrotécnica Federal de Alegre, atual Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Alegre. Médica Veterinária pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mestrado e Doutorado em Ciência Animal, na área de Medicina Veterinária Preventiva, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Especialista em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos pelo Ifes Campus Piúma. Atua na área de microbiologia, doenças infecciosas dos animais doméstico, qualidade microbiológica, doenças transmitidas por alimentos e inspeção de produtos de origem animal.

Gabriel Domingos Carvalho, Ifes

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes - Campus Piúma). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Práticas Pedagógicas para Professores (Ifes). Possui Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância (Ifes) e Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial (Ifes). Atuou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG (2010-2017), exercendo os cargos de Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG - Campus Salinas (2012-2014) e Diretor do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG (2014-2016). Atualmente, no Ifes Campus Piúma, atua como docente e Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos e como docente nos cursos de Graduação em Engenharia de Pesca e Técnico em Aquicultura. Também é professor Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária do IFNMG Campus Salinas. Atua nas áreas de Patologia Animal, Parasitologia Animal, Medicina da Conservação e Educação Inclusiva. Membro dos Grupos de Pesquisa: Ecologia Microbiana; Sedimentologia e Dinâmica Ambienta; GEPEC - Grupo de Estudos em Pesca e Conservação; GEPIDi - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interculturalidade e Diversidade.

Flávia Regina Spago, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e doutorado em microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em ecologia microbiana e controle alternativo de doenças, atuando principalmente nos seguintes temas: interação microbiana, monitoramento ambiental, isolamento e purificação de compostos com atividade antimicrobiana, uso de probióticos na aquicultura. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, onde realiza atividades ligadas ao ensino, pesquisa, extensão na área de recursos pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Suhet Mussi, J. M. ., Carvalho, G. D., & Spago, F. R. . (2021). ANÁLISES LABORATORIAIS FISCAIS EM PRODUTOS LACTÉOS DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COM ENFÂSE NA IDENTIFICAÇÃO DE Listeria monocytogenes . Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-17. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.977

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)