OS CIENTISTAS DO FUTURO: ENSAIANDO UMA REVISTA CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2346Palavras-chave:
ciências, revista científica, estudantes, alfabetização científicaResumo
Ciências sempre foi uma disciplina que atrai os estudantes do ensino fundamental – anos finais, porém ela traz consigo palavras de difícil compreensão para os educandos, principalmente aqueles que chegam ao 6ºano. Visando proporcionar um melhor entendimento desses termos, compreensão e aplicabilidade em seu dia a dia é proposta neste trabalho a construção de uma revista científica escrita pelos próprios estudantes. Com o objetivo de investigar a eficiência da revista como ferramenta metodológica em prol da alfabetização científica para os estudantes do ensino fundamental, desmistificando o conhecimento científico e abordando-o de forma acessível. A revista partiu da curiosidade dos estudantes e a partir disso se transformou em perguntas, nas quais eles com o auxílio do educador desenvolveram suas respostas para o questionamento em questão, porém respeitando sua linguagem, o que leva a uma resposta fácil e acessível para esse público. Houve um grande interesse por parte dos estudantes ao realizar o presente trabalho. Ao final percebem-se mudanças de atitudes, melhor compreensão das ciências da natureza e aplicabilidade em seu cotidiano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).