CONFECÇÃO DE PANELAS DE BARRO EM GOIABEIRAS NO ESPÍRITO SANTO: PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO

Autores

  • Fabiana Souza Pantaleão Instituto Federal do Espírito Santo – IFES
  • Elvis Pantaleão Ferreira Instituto Federal do Espírito Santo – IFES https://orcid.org/0000-0001-7798-8385
  • Simone Zamprogno Scalzer Secretaria de Estado de Educação, SEDU – ES
  • Elton Pantaleão Ferreira Centro Universitário Internacional – UNINTER.
  • Marcelo Monteiro dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo – IFES
  • Michelle Delunardo Nobre Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2805

Palavras-chave:

argila; , panela, artesanato, patrimônio imaterial

Resumo

As paneleiras de Goiabeiras são legítimas representantes do acervo de conhecimento de uma tradição artesanal de confecção de panelas de barro, uma herança da ancestralidade de povos indígenas que habitavam o litoral do estado do Espírito Santo. A pesquisa objetivou apresentar as etapas da concepção das panelas de barro, desde a extração da matéria-prima, preparo da massa, e demais fases da produção, equipamentos utilizados até a comercialização. Como respaldo metodológico a pesquisa foi realizada mediante abordagem exploratória e qualitativa in loco. O trabalho constou de visitas de campo e levantamento das atividades rotineiras. As circunstâncias e cenários foram observadas e assimiladas na forma como ocorrem, por meio de registros fotográficos e documental, mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, apresentando como característica essencial o enfoque descritivo. As artesãs de Goiabeiras são verdadeiras protagonistas e guardiões de um saber de várias gerações, no tocante a confecção artesanal das panelas de barro, herança da ancestralidade que repetem há séculos as mesmas técnicas de confecção, atividade reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial brasileiro. As panelas de barro de Goiabeiras são importantes símbolos do estado do Espírito Santo, apreciados em várias partes do território nacional e internacional.

Biografia do Autor

  • Fabiana Souza Pantaleão, Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

    Graduada em Ciências Biológicas; Especialização em Análise e Gestão Ambiental.

  • Elvis Pantaleão Ferreira, Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

    Doutor em Eng. e Ciência dos Materiais (UENF/RJ); Mestre em Eng. Ambiental (UFRPE/PE); Especialização em Direito Ambiental; Especialização em Educação, Saúde e Meio Ambiente; Graduado em Gestão Ambiental; e em Saneamento Ambiental. Pesquisador, orientador e colaborador em pesquisas de iniciação científica dos programas PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM. Atua e atuou como Professor de cursos FIC, PRONATEC, e Pós Graduação (Lato Senso) em Educação e Gestão ambiental; Análise ambiental do Ifes campus Santa Teresa. Membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município de Fundão/ES; Membro titular do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce/ES; Autor de livros e mais de 30 artigos científicos; Revisor de periódicos científicos e de agências de fomento.  Membro titular da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos da bacia do Rio SMRD. Autor de depósito de Patente processo: BR 10 2024 008874 3/INPI (inovação tecnológica de aplicação industrial-ambiental). 

  • Simone Zamprogno Scalzer, Secretaria de Estado de Educação, SEDU – ES

    Gradua em Geografia; Mestre em Gestão Integrada do Território.

  • Elton Pantaleão Ferreira, Centro Universitário Internacional – UNINTER.

    Graduado em Designer de Interiores; Graduando em Artes Visuais.

  • Marcelo Monteiro dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

    Possui graduação em História pela Universidade Veiga de Almeida (2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política, História Intelectual e Brasil Império. Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra (atual Universidade de Vassouras) concluído em 2012. Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2018. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito santo (2023).

  • Michelle Delunardo Nobre, Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

    Graduada em Química.

CONFECÇÃO DE PANELAS DE BARRO EM GOIABEIRAS NO ESPÍRITO SANTO: PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO

Downloads

Publicado

20-09-2024

Edição

Seção

Engenharias

Como Citar

CONFECÇÃO DE PANELAS DE BARRO EM GOIABEIRAS NO ESPÍRITO SANTO: PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(1), 01-13. https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2805

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)