COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS, PROCESSOS GRUPAIS E POTÊNCIA DE EQUIPE: ESTUDO COM EMPRESAS JUNIORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.873

Palavras-chave:

competências emocionais; processos grupais; potência de equipe; empresas juniores; formação profissional

Resumo

O objetivo do presente estudo de casos múltiplos foi explorar se haveriam diferenças nas competências emocionais, nos processos grupais e na potência em equipes de dirigentes de empresas juniores (EJs) em áreas de formação distintas. O desenho de pesquisa incluiu quatro etapas: Aplicação do Perfil de Competências Emocionais (PEC), Entrevista individual e Aplicação da Escala de Potência em Equipes de Trabalho, observações sistemáticas e grupos focais. Resultados apontam para maior similaridade que diferenciação entre os casos em todas as variáveis do estudo, atribuída ao contexto de socialização das EJs. Algumas diferenças identificadas podem ser interpretadas à luz das especificidades dos membros de cada grupo diretivo e o tempo de experiência na gestão e na empresa júnior.

 

Biografia do Autor

  • SÔNIA MARIA GUEDES GONDIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. É Pesquisadora Nível 1D CNPq. Faz parte do Grupo de Pesquisa Indivíduo e Trabalho. Atua como Coordenadora do Grupo de Pesquisa Emoções, Sentimentos e Afetos em Contexto de Trabalho (www.emotrab.ufba.br).

  • CAROLINA DOS ANJOS DE ALMEIDA BRANTES, Universidade Federal da Bahia

    Graduação e Mestrado em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em psicologia em andamento pela mesma Instituição.  

  • Franciane Andrade de Morais, Instituto Federal Baiano

    Psicóloga do Instituto Federal Baiano com graduação, mestrado e doutorado em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • Natalie Santos Ballon Tedesqui, Universidade Federal da Bahia

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS, PROCESSOS GRUPAIS E POTÊNCIA DE EQUIPE: ESTUDO COM EMPRESAS JUNIORES. (2021). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(2), 151-177. https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.873

Artigos Semelhantes

61-70 de 171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.