A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL

Autores

  • Weber de Almeida Lima IFMG - Campus Ibirité
  • Raquel Vidigal Santiago IFSudeste - MG - Campus Rio Pomba

Palavras-chave:

Instituto Federal, formação pedagógica, professor engenheiro

Resumo

Os Institutos Federais completaram dez anos em 29 de dezembro de 2018. Nesse período houve grande expansão e por consequência a demanda por diversos profissionais. Este fato leva a analisar qual a formação e capacitação que tais profissionais têm recebido para exercício profissional, com destaque ao engenheiro professor. Diante disto, os objetivos deste trabalho foi identificar num Instituto Federal: o perfil quanto à docência e formação pedagógica dos professores engenheiros, verificar as demandas por docentes nas áreas da engenharia, tanto por concurso público como por eixo tecnológico desenvolvido pelos campi, além dos aspectos legais que regem a carreira docente. Verificou-se então, uma base frágil no que tange a formação de professores não licenciados e ao exercício docente.

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Publicado

08-08-2023

Como Citar

DE ALMEIDA LIMA, Weber; VIDIGAL SANTIAGO, Raquel. A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 23–33, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1137.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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