A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador

Autores

  • Luciane da Costa Campolin Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Caçador
  • Gislene Miotto Catolino Raymundo

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Educação Profissional e Tecnológica, Cursos Técnicos Subsequentes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal de Santa Catariana - IFSC no Campus Caçador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de aproximadamente vinte estudantes e quatro docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções de avaliação distintas, o que consequentemente leva a práticas distintas em conceber o processo. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos docentes em modificar suas práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização.

Biografia do Autor

Gislene Miotto Catolino Raymundo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990); Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1998); Doutorado em Educação: Currículo - PUC- SP (2011). É professora do Instituto Federal de Santa Catarina no Centro de Referência em Formação e EaD. Integrante do grupo de pesquisa:Gerações: Grupo de estudos e pesquisas sobre os sujeitos da Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência como professora e coordenadora de ensino na modalidade presencial e a distância. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis), pelo Ministério da Educação, para atos regulatórios institucionais, e também, atos regulatórios de curso e credenciamento na modalidade presencial e a distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, avaliação, formação de professores, novas tecnologias, aprendizagem e ead.

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

da Costa Campolin, L., & Miotto Catolino Raymundo, G. (2022). A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(1), 113-134. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721