Por que é bom GASTAR E dói poupar? uma discussão sobre o ensino de educação financeira na ept

Autores

  • Elizabeth Fernandes UFMG
  • Luiz Claudio de Almeida Teodoro Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3131

Palavras-chave:

educação financeira, ensino médio integrado, Educação Profissional e Tecnológica, finanças comportamentais

Resumo

Este artigo visa complementar a discursão sobre o ensino da Educação Financeira na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio (EPTNM). O modelo de ensino da educação profissional e tecnológica (EPT) é voltado para a formação integral do aluno, sua preparação para o mundo do trabalho, para viver em sociedade. A educação financeira foi inserida de forma explícita na Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio (BNCC) em 2017. O sistema econômico adotado no Brasil, é o capitalista. Há dinheiro envolvido em tudo, ainda que indiretamente, no entanto pesquisas apontam que há dificuldades dos brasileiros no gerenciamento de finanças pessoais. Diante desses fatores, por meio de pesquisa documental nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) foi possível levantar o conteúdo abordado sobre a educação financeira e sua forma de abordagem em sala de aula. O principal resultado foi a comprovação de que esse tema é lecionado no segundo ano do ensino médio integrado com uma abordagem mais voltada para a matemática financeira. Mas será que essa abordagem auxilia os discentes no processo de tomada de decisão relacionadas ao dinheiro?

Biografia do Autor

  • Elizabeth Fernandes, UFMG

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, técnica administrativa na UFMG

Downloads

Publicado

06-03-2025

Como Citar

FERNANDES., Elizabeth; TEODORO, Luiz Claudio de Almeida. Por que é bom GASTAR E dói poupar? uma discussão sobre o ensino de educação financeira na ept. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 126–151, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.3131. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/3131.. Acesso em: 1 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 196

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.