Por que é bom GASTAR E dói poupar? uma discussão sobre o ensino de educação financeira na ept
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3131Palavras-chave:
educação financeira, ensino médio integrado, Educação Profissional e Tecnológica, finanças comportamentaisResumo
Este artigo visa complementar a discursão sobre o ensino da Educação Financeira na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio (EPTNM). O modelo de ensino da educação profissional e tecnológica (EPT) é voltado para a formação integral do aluno, sua preparação para o mundo do trabalho, para viver em sociedade. A educação financeira foi inserida de forma explícita na Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio (BNCC) em 2017. O sistema econômico adotado no Brasil, é o capitalista. Há dinheiro envolvido em tudo, ainda que indiretamente, no entanto pesquisas apontam que há dificuldades dos brasileiros no gerenciamento de finanças pessoais. Diante desses fatores, por meio de pesquisa documental nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) foi possível levantar o conteúdo abordado sobre a educação financeira e sua forma de abordagem em sala de aula. O principal resultado foi a comprovação de que esse tema é lecionado no segundo ano do ensino médio integrado com uma abordagem mais voltada para a matemática financeira. Mas será que essa abordagem auxilia os discentes no processo de tomada de decisão relacionadas ao dinheiro?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.