Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte times new roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

TÍTULO na língua empregada no artigo (português, inglês ou espanhol).

O ARQUIVO ENVIADO NÃO DEVERÁ TER NENHUM TIPO DE IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. Logo, omita os nomes e as filiações.

RESUMO para textos escritos em língua portuguesa, com até 800 caracteres contando espaços. Não deve incluir referências bibliográficas. Deve conter um pequeno texto sobre o assunto abordado no artigo, indicando brevemente os objetivos, o percurso e as conclusões do trabalho.

RESUMEN para textos escritos em língua espanhola, com até 800 caracteres contando espaços. Não deve incluir referências bibliográficas. Deve conter um pequeno texto sobre o assunto abordado no artigo, indicando brevemente os objetivos, o percurso e as conclusões do trabalho.

PALAVRAS-CHAVE/PALABRAS CLABE para textos escritos em língua portuguesa ou espanhola. No máximo 5, grafadas em letras minúsculas (salvo se forem nomes próprios ou siglas), separadas por ponto-e-vírgula e ponto final após a última. Veja nos bancos de dados as palavras-chave corretas.

TÍTULO EM INGLÊS para textos escritos em língua portuguesa ou espanhola.

ABSTRACT (em inglês, para textos escritos em qualquer língua), com até 800 caracteres contando espaços. Não deve incluir referências bibliográficas. Deve conter um pequeno texto sobre o assunto abordado no artigo, indicando brevemente os objetivos, o percurso e as conclusões do trabalho. Se o texto estiver e português ou espanhol o abstract deve corresponder ao conteúdo explicitado no Resumo escrito nessas línguas.

KEYWORDS (em inglês, para textos escritos em qualquer língua). No máximo 5, letras minúsculas, separadas por ponto-e-vírgula e ponto final após a última.

* Os títulos de "Resumo" e "Palavras-chave", bem como seus respectivos correspondentes em língua estrangeira, devem ser escritos em negrito e apenas com a primeira letra maiúscula.

** Resumos e Palavras-chave, bem como seus respectivos correspondentes, em língua estrangeira, devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 10, e espaçamento entrelinhas simples.

 

CORPO DO TEXTO

Os títulos dos itens devem ser escritos em CAIXA ALTA. Espera-se que o texto apresente os seguintes itens:

  • INTRODUÇÃO
  • PERCURSO METODOLÓGICO
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO (ou itens equivalentes),
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • AGRADECIMENTOS
  • REFERÊNCIAS
  • ANEXOS (quando houver).

 Fonte: Times new roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Parágrafo 1a linha.

Tabelas, Quadros e Imagens devem ser incluídos no texto em sequência de sua citação. Devem-se apresentar títulos acima das tabelas e quadros, tamanho da letra 12, indicado a fonte. As imagens devem apresentar resolução mínima de 300 dpi.

Agradecimentos e créditos a instituições de financiamento deverão aparecer no final do texto e antes do item Referências.

Referências deve seguir as Normas ABNT mais recente. As referências apresentadas no corpo do texto devem seguir o sistema a AUTOR, ano, indicando-se a página quando se tratar de citação direta.

Notas de rodapé devem ser listadas abaixo de cada referida página onde foram feitas as indicações em algarismos arábicos - sobrescrito (utilizar o recurso "Inserir Notas..." do Word).

ANEXOS (quando houver) devem ser indicados no corpo do texto e apresentados no final, após as referências.

 

ATENÇÃO: Nomes dos autores serão inseridos nos metadados e NÃO DEVEM APARECER o corpo do texto submetido. Assim como não deve haver nenhuma referência pessoal que identifique os autores, grupos de pesquisa ou instituições envolvidas. Isso visa a idoneidade do processo às cegas de revisão por pares.

Artigos

Política padrão de seção

Comunicações curtas

Os trabalhos encaminhados para a seção de comunicações curtas deverão ter um objetivo pontual aderente ao interesse da comunidade científica e o texto deve se restringir a atender ao objetivo.

Deve ter no máximo 10 páginas, incluindo resumo e referencias bibliográficas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.