APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ

Autores

  • Clayton Robson Moreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Laís Vieira Castro Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Eva Maria Silva Costa Secretaria da Educação do Estado do Ceará
  • Francisco Adriano Gomes Bezerra Universidade Estadual do Ceará
  • Raimundo Eduardo Silveira Fontenele Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.506

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Perfil Empreendedor, Potencial Empreendedor, Intenção Empreendedora, Educação Profissional

Resumo

Esta pesquisa analisou o potencial empreendedor e a intenção empreendedora de estudantes da educação profissional no Ceará, por meio de uma pesquisa do tipo survey, com 477 estudantes. Os resultados indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram intenção empreendedora superior em relação aos demais cursos, e que a intenção empreendedora é explicada por algumas características do potencial empreendedor. Assim, a pesquisa contribui para o campo da educação profissional à medida em que verificou fatores associados à intenção empreendedora de estudantes, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor de estudantes dessa modalidade de ensino, dando destaque a uma política de educação orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho.

Biografia do Autor

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Laís Vieira Castro Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutoranda e Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Eva Maria Silva Costa, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Professora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Mestra em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Francisco Adriano Gomes Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris XIII. 

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Publicado

2021-02-10