POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA AÇÃO FORMATIVA E DIALÓGICA SOBRE A EJA/EPT COM DOCENTES DO IFSP
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.1946Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, PROEJA, intervenção pedagógicaResumo
Este artigo apresenta uma breve síntese de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que analisou o posicionamento de um grupo de docentes sobre a abertura de um curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em um câmpus do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Dessa forma, o trabalho investigou a implementação de um curso do PROEJA e propôs um conjunto de intervenções pedagógicas ao grupo de docentes da instituição que atuaria no curso, a fim de lhes proporcionar maior conhecimento a respeito do referido programa. As ações formativas propostas a esses professores configuraram-se como um Produto Educacional, exigência do ProfEPT. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram, sobretudo, a observação participante e um questionário on-line. Os resultados indicaram, especialmente, uma resistência do corpo docente em atuar na EJA e sinalizaram a existência de dificuldades de ordens diversas, como falta de formação docente específica para lecionar no Proeja, necessidade de preparação do câmpus para abertura do curso, necessidade de elaboração de um currículo voltado às especificidades da classe trabalhadora, dentre outras. A investigação demonstrou, ainda, a importância de uma formação contínua aos professores da instituição sobre a temática e a necessidade de diálogo constante. Ademais, as conclusões abrem espaços para reflexões que carecem de outros estudos e investigações no campo das políticas educacionais, currículo e formação de professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ELZAFRAN SANTOS SOUSA LOURENÇO, Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Juliana Cristina Perlotti Piunti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.