FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.603

Palavras-chave:

Formação continuada, Formação pedagógica, Docentes, Educação profissional

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Ronegildo de Souza Silva, Instituto Federal do Acre

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2008). Especialista em Psicopedagogia. É pedagogo atuando como Técnico Administrativo no Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul. Já atuou na docência do Ensino Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Possui experiência em Gestão Escolar. É aluno do programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

Downloads

Publicado

10-02-2021

Como Citar

FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE. (2021). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 4(3), 100-130. https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.603

Artigos Semelhantes

61-70 de 158

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.