PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.413Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias Ativas, Proposta MetodológicaResumo
O presente estudo é fruto de pesquisa bibliográfica e reflexões relativas à aplicação das metodologias ativas no contexto educacional, mais especificamente, quanto à forma por meio das quais os conteúdos são trabalhados em sala de aula, trazendo ainda uma ponderação crítica acerca tanto dos papéis exercidos pelos alunos quanto pelos professores dentro do contexto atual. Em consequência às ideias apresentadas no decorrer do trabalho, advogam a aplicação de metodologias capazes de, não apenas, fazer com que o aluno tenha maior engajamento nas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar, como também seja estimulado a detectar ou criar problemas e buscar a aplicabilidade de soluções. A aplicação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem representa papel fundamental para a formação humana integral dentro da Educação Profissional e Tecnológica, por esse motivo, o presente trabalho tem por objetivo discutir as Metodologias Ativas como alternativa para as práticas pedagógicas de integração de conhecimentos, possibilitandoassim a construção autônoma do conhecimento. Diante do exposto, vale ressaltar que um profissional ou instituição de Educação Profissional e Tecnológica, que não reconheça a importância e a necessidade de aplicabilidade dessas metodologias, dificilmente atingirá seu objetivo maior que é a formação humana integral de seus alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.