HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

DO PERÍODO COLONIAL AO GOVERNO MICHEL TEMER (1500-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.677

Palavras-chave:

Formação profissional básica, História da educação brasileira, Políticas públicas, Expansão do ensino

Resumo

A educação profissional no Brasil possui como finalidade formar os sujeitos com vistas a atuação no mercado de trabalho. Para que possa haver reflexões sobre sua importância, bem como entender a influência no desencadeamento das atuais políticas públicas, convém regressar ao processo de formação da identidade educacional brasileira. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, este artigo tem como enfoque a discussão do principais acontecimentos nos quais se configurou a oferta dessa modalidade de ensino. O estudo passeia por diferentes ambientes e observa o desempenho dos sujeitos no decorrer da história da ascensão da educação profissional, em suas diversas manifestações.

Biografia do Autor

  • Sra. Isabel Ciasca, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

24-09-2021

Como Citar

MELGAÇO DA SILVA, Lucas; CIASCA, Maria. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO PERÍODO COLONIAL AO GOVERNO MICHEL TEMER (1500-2018). Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 73–101, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i1.677. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/677.. Acesso em: 3 jan. 2025.

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