HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

DO PERÍODO COLONIAL AO GOVERNO MICHEL TEMER (1500-2018)

Autores

Palavras-chave:

Formação profissional básica, História da educação brasileira, Políticas públicas, Expansão do ensino

Resumo

A educação profissional no Brasil possui como finalidade formar os sujeitos com vistas a atuação no mercado de trabalho. Para que possa haver reflexões sobre sua importância, bem como entender a influência no desencadeamento das atuais políticas públicas, convém regressar ao processo de formação da identidade educacional brasileira. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, este artigo tem como enfoque a discussão do principais acontecimentos nos quais se configurou a oferta dessa modalidade de ensino. O estudo passeia por diferentes ambientes e observa o desempenho dos sujeitos no decorrer da história da ascensão da educação profissional, em suas diversas manifestações.

Biografia do Autor

Sra. Isabel Ciasca, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Melgaço da Silva, L., & Ciasca, M. (2021). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO PERÍODO COLONIAL AO GOVERNO MICHEL TEMER (1500-2018). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(1), 73-101. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/677