CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES/CONCOMITANTES DO IFSUDESTE-MG: FORMAÇÃO PARA O MERCADO OU PARA O MUNDO DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.844Palavras-chave:
concepções, mundo do trabalho, mercado de trabalhoResumo
O presente artigo analisa currículos de cursos subsequentes/concomitantes do IFSUDESTE-MG/Campus Juiz de Fora, identificando elementos que indicam concepções de Educação Profissional referenciadas para o mundo do trabalho e/ou mercado de trabalho. A partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) e de entrevistas com coordenadores de curso buscamos responder se os currículos podem se fundamentar numa perspectiva de formação crítica dos discentes, que aspirasse a emancipação social dos sujeitos ou se limitam a uma formação rápida para a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa permitiu reconhecer a existência de concepções de Educação Profissional referenciadas tanto para o mundo do trabalho como para o mercado, apontando também as dificuldades para a conciliação entre as duas concepções de formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ANELISA DE CASTRO QUINTÃO, ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.