CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES/CONCOMITANTES DO IFSUDESTE-MG: FORMAÇÃO PARA O MERCADO OU PARA O MUNDO DO TRABALHO

Autores

  • ANELISA DE CASTRO QUINTÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
  • ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS http://orcid.org/0000-0001-9749-1157

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.844

Palavras-chave:

concepções, mundo do trabalho, mercado de trabalho

Resumo

O presente artigo analisa currículos de cursos subsequentes/concomitantes do IFSUDESTE-MG/Campus Juiz de Fora, identificando elementos que indicam concepções de Educação Profissional referenciadas para o mundo do trabalho e/ou mercado de trabalho. A partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) e de entrevistas com coordenadores de curso buscamos responder se os currículos podem se fundamentar numa perspectiva de formação crítica dos discentes, que aspirasse a emancipação social dos sujeitos ou se limitam a uma formação rápida para a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa permitiu reconhecer a existência de concepções de Educação Profissional referenciadas tanto para o mundo do trabalho como para o mercado, apontando também as dificuldades para a conciliação entre as duas concepções de formação.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

DE CASTRO QUINTÃO, A., & DE OLIVEIRA, A. L. (2021). CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES/CONCOMITANTES DO IFSUDESTE-MG: FORMAÇÃO PARA O MERCADO OU PARA O MUNDO DO TRABALHO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(2), 126-150. https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.844