O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional: considerações preliminares
DOI:
https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.359Palavras-chave:
ProfEPT, Educação Profissional e Tecnológica, Mestrado ProfissionalResumo
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi constituída pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. A partir daí a rede tem experimentado um grande crescimento e, principalmente, um espalhamento pelo território brasileiro, com uma positiva interiorização da oferta, com a premissa básica de levar para uma grande diversidade de localidades educação de qualidade agregada à oferta de formação técnica, mas também graduação e pós-graduação, alinhando, de maneira harmônica, pesquisa, ensino e extensão. Essa expansão e experimentação de novos modelos de oferta tem levado a Rede a pensar em estratégias que possam minimizar os impactos do rápido crescimento e manter a qualidade já reconhecida pela sociedade brasileira. Uma dessas estratégias foi a constituição de um Mestrado ofertado em todo o território nacional, com a participação das instituições que compõem a Rede Federal (inicialmente 18 delas), o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Neste texto são apresentadas algumas bases teóricas que sustentam a criação e a condução desse Mestrado, bem como sua forma de organização e estruturação, cuja oferta intenta, principalmente, contribuir para a melhoria dos processos de ensino na Educação Profissional e Tecnológica - EPT e consolidar a Rede Federal como produtora de conhecimentos em EPT.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.