CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.430Palavras-chave:
Educação profissional técnica de nível médio, Formação humana integral, Assistente SocialResumo
Este trabalho versa sobre uma das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a Formação Humana Integral e, em particular, sobre a inserção dos profissionais Assistentes Sociais nesse espaço sócio ocupacional. Nesse sentido, trará três depoimentos, frutos de pesquisa empírica realizada com Assistentes Sociais de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, com a pretensão de refletir sobre as contribuições destes profissionais para a Formação Humana Integral de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Compreendeu estudo bibliográfico e documental, tendo como instrumento de informação o questionário. Os depoimentos dos Assistentes Sociais apontam para o desenvolvimento de um trabalho que busca contribuir para a formação humana integral dos sujeitos, destacando-se as principais contribuições: aporte para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, objetivando uma formação cidadã; práticas voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, tendo como norte sua história de vida e suas dificuldades sejam em aspectos emocionais, estruturais, culturais, políticos, sociais; promoção do entrosamento e participação da família na rotina do instituto; operacionalização de atividades como rodas de conversa, oficinas, palestras etc. sobre temas transversais, buscando despertar uma consciência crítica e reflexiva nos estudantes; orientação quanto a direitos e deveres; operacionalização de recursos necessários para a manutenção dos estudantes no instituto, garantindo o suporte material e social para o êxito escolar.
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