EDUCAÇÃO INFORMAL, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ZOOLÓGICO: O RELATO DE UMA PROFESSORA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v2i1.372Palavras-chave:
Educação Informal, Relato de experiências, AprendizagemResumo
Este artigo trata de um relato, cujo objetivo foi levantar uma reflexão sobre a educação informal acontecida no Museu Histórico Nacional e no Zoológico do Rio de Janeiro. Parte da experiência de uma professora da formação profissional que vê, no contexto atual, a importância de registrar um momento acontecido no Museu, espaço que foi e ainda é, apesar do recente incêndio que sofreu, guardador de nosso capital histórico e de nossas memórias ancestrais. O que temos aqui se traduz nas dimensões de um processo humanizado que envolve as questões sociais, políticas, culturais, profissionais e territoriais. Evoca a educação informal colocada numa abordagem mais ampla de conhecimento, e ressalta o campo de construção, conceituações e disputa onde ela se situa. A escolha metodológica por um relato se deu por esse permitir diferentes contornos de exposição e análise, colocando, em crédito, a via formadora de laços afetivos e afetuosos, num processo de narrativa que se pretenda laica e democrática. Dessa forma, o relato apresenta uma prática profissional, exercida na docência, como aporte agregador das relações humanas. Enfatiza a importância da existência de espaços abertos e não excludentes para o acesso de todos que queiram visitar, em estudo e lazer,
o que foi organizado como acervo do conhecimento formativo da sociedade. Portanto, este trabalho põe em cena algumas definições e pensamentos que tem o ensino e a ciência como protagonistas de um aprendizado que se coaduna ao prazer das descobertas e ao fortalecimento dos vínculos humanos acontecidos na informalidade da construção do saber. Traz uma experiência concreta de quem quis lecionar com quem quis aprender. Ao findar, a proposta que envolveu a análise foi a de contribuir às diferentes alternativas e desenhos em que a educação informal possa acontecer, ampliando sua ação nas possíveisvertentes da formação profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.