EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA INTERNACIONAL

Autores

  • MANUELLA BARROS PANIAGO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • AZENAIDE ABREU SOARES VIEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1040

Palavras-chave:

Educação profissional; dualidade formativa; educação finlandesa; educação vocacional alemã.

Resumo

Este artigo apresenta diferentes experiências de educação profissional pelo mundo, por meio da descrição dos sistemas brasileiro, finlandês e alemão, e realiza um intercâmbio de ideias acerca de suas semelhanças e diferenças, a fim de enriquecer os debates sobre distintos percursos formativos. A metodologia utiliza de pesquisa bibliográfica acerca de formação integrada e ensino profissional, e são discutidas as dualidades estruturais e as barreiras à concretização da educação integral. A partir das análises propostas é possível concluir que não há um padrão adequado de formação profissional, posto que cada experiência é influenciada por questões sócio-históricas, e esse tipo de educação deve sempre conduzir à formação humana e priorizar as necessidades sociais e não mercadológicas.

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

BARROS PANIAGO, MANUELLA; ABREU SOARES VIEIRA, AZENAIDE. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA INTERNACIONAL. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 55–66, 2022. DOI: 10.36524/profept.v6i2.1040. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1040.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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