EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1040Palavras-chave:
Educação profissional; dualidade formativa; educação finlandesa; educação vocacional alemã.Resumo
Este artigo apresenta diferentes experiências de educação profissional pelo mundo, por meio da descrição dos sistemas brasileiro, finlandês e alemão, e realiza um intercâmbio de ideias acerca de suas semelhanças e diferenças, a fim de enriquecer os debates sobre distintos percursos formativos. A metodologia utiliza de pesquisa bibliográfica acerca de formação integrada e ensino profissional, e são discutidas as dualidades estruturais e as barreiras à concretização da educação integral. A partir das análises propostas é possível concluir que não há um padrão adequado de formação profissional, posto que cada experiência é influenciada por questões sócio-históricas, e esse tipo de educação deve sempre conduzir à formação humana e priorizar as necessidades sociais e não mercadológicas.
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Copyright (c) 2022 MANUELLA BARROS PANIAGO, AZENAIDE ABREU SOARES VIEIRA
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