FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.603

Palavras-chave:

Formação continuada, Formação pedagógica, Docentes, Educação profissional

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Ronegildo de Souza Silva, Instituto Federal do Acre

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2008). Especialista em Psicopedagogia. É pedagogo atuando como Técnico Administrativo no Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul. Já atuou na docência do Ensino Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Possui experiência em Gestão Escolar. É aluno do programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

de Souza Silva, R., Sandra Freires da Silva Azêvedo, H. ., da Silva, F. R., & Marlo, J. . (2021). FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 4(3), 100-130. https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.603