CURRÍCULOS E DIRETRIZES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL POR COMPETÊNCIAS

UM ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO.

Authors

  • MAYARA ANDRESA PIRES DA SILVA PROPAD/UFPE
  • JACKELINE AMANTINO DE ANDRADE PROPAD/UFPE
  • DIOGO HENRIQUE HELAL PROPAD/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1514

Keywords:

Competences; Curriculum and guidelines; Professional Formation.

Abstract

The main objective of this article was to analyze how competence-based training takes place in the construction of their curricula and guidelines in the scenario of medium-level professional training in Pernambuco. In order to analyze the structuring of official documents that will guide the practice of building competent professional profiles, in the context of the Confection Center of Agreste Pernambucano, a qualitative descriptive-analytical research was carried out. In view of the data, there is an alignment, by the institutions, of the documents in the notion of competences and direction to the construction of a professional profile related to the demands placed by contemporary society, and that in the context of the Polo, they will keep specificities in view of the local socioeconomic characteristics.

Author Biographies

  • JACKELINE AMANTINO DE ANDRADE, PROPAD/UFPE

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília(1984), especialização em Administração de Recursos Humanos pelo Fundação Armando Álvares Penteado(1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, Membro de corpo editorial da Cadernos EBAPE.BR (FGV), Membro de corpo editorial da GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Revisor de periódico da Cadernos EBAPE.BR (FGV), Revisor de periódico da RAC. Revista de Administração Contemporânea, Revisor de periódico da GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Revisor de periódico da RAM. Revista de Administração Mackenzie, Revisor de periódico da Alcance (UNIVALI), Membro de corpo editorial da RGE. Revista de Gestão e Economia, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Revisor de periódico da Base (UNISINOS), Revisor de periódico da BAR. Brazilian Administration Review, Revisor de periódico da Revista de Administração Pública (Impresso), Membro de corpo editorial da Contextus (Fortaleza) e Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas:políticas públicas, actor-network theory, redes, trabalho infantil.

  • DIOGO HENRIQUE HELAL, PROPAD/UFPE

    Bolsista CNPq Produtividade em Pesquisa - 2 (2020-2022). Pós Doutor em Administração, pelo CEPEAD/UFMG (2020). Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), graduado e mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2001, 2003). Pesquisador Associado 2 da Diretoria de Pesquisas Sociais, da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC), onde é Coordenador Científico do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP). Foi Diretor de Formação Profissional e Inovação (2016-2017), Coordenador Geral de Formação (2016), e Membro do Conselho Científico da Editora Massangana (2017-2018). É Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO), biênio 2015/2016, ocupando o cargo de Secretário Adjunto. É consultor ad hoc da CAPES (APCN) e avaliador ad hoc do CNPq e à FACEPE . Foi Professor do Dep. Administração da UFPB entre 01/2012 a 07/2014, e do Programa de Pós Graduação em Administração entre 01/2012 a 09/2019, quando exerceu diversos cargos da Administração Universitária, tais como Vice-Coordenador do PPGA/UFPB (2013/2014) e Membro do Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão. Foi Editor-Chefe (2012-2014) da Teoria e Prática em Administração (TPA/UFPB). Atualmente, é Editor-Chefe da Revista Brasileira de Estudos Organizacionais (RBEO), da Soc Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO), triênio 2021-2023. Membro titular da Câmara de Assessoramento e Avaliação (Ciências Humanas/Sociais Aplicadas/Letras, Artes e Linguistica), da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tec. do Estado de Pernambuco) . Membro do Comitê Científico e Editor Associado da Revista de Administração de Empresas (RAE - EAESP/FGV). Coordenador eleito, (2021-2023), da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR), da ANPAD , e foi Líder de tema da mesma divisão entre 2013 e 2020. Atualmente, coordena projeto de extensão sobre artesanato (Equipe Nordeste II), financiado pela UFMG, com orientação de 6 bolsistas. Desde 2014, é coordenador do GT 12 - Juventude e mercado de trabalho, do SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. É também avaliador (INEP/MEC) de cursos de graduação. no Brasil. Foi coordenador do GT 05 - Desigualdade e Estratificação Social, no Encontro da ANPOCS, no biênio 2011/2012, e coordenador do GT 12 - Trabalho, Competências e Empoderamento: refletindo sobre cidadania na gestão social, no VIII ENAPEGS 2014. Autor de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Orientador de mestrado e doutorado, tem participado e publicado nos principais eventos acadêmico-científicos da área. Recebeu o Prêmio ANPAD de melhor trabalho da área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho em 2004; obteve o Primeiro Lugar no 2º. Prêmio Ipea-Caixa de Monografias, na categoria profissionais, tema 2: Emprego e Informalidade, IPEA/CAIXA e foi selecionado como um dos melhores avaliadores ad hoc (2014) e um dos melhores editores científicos (2019 e 2020) da Revista de Administração de Empresas (RAE - EAESP/FGV). Em 2016, recebeu menção honrosa e indicação a prêmio, por artigo apresentado no SEMEAD, em Gestão de Pessoas. Em 2021, recebeu menção honrosa da Sessão Temática 23 RACISMO ESTRUTURAL, AÇÕES AFIRMATIVAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS E ANTISSEXISTAS NA LUTA PELA DEMOCRACIA, do IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP/ANEPCP). Tem desenvolvido projetos de pesquisa com financiamento externo (CNPq e FACEPE). Tem experiência na área de Administração e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desigualdades Sociais, Gerações e Trabalho; Inovação Social e Políticas Públicas. ORCID: 0000-0002-1784-0941. Possui Fator H Scopus = 2; Web of Science H Index = 2; Google Scholar: 770 citações, índice h = 15 e índice i10 = 26; e Fator H.

Published

05-09-2024

How to Cite

PIRES DA SILVA, MAYARA ANDRESA; AMANTINO DE ANDRADE, JACKELINE; HELAL, DIOGO HENRIQUE. CURRÍCULOS E DIRETRIZES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 62–82, 2024. DOI: 10.36524/profept.v8i1.1514. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1514.. Acesso em: 2 aug. 2025.

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