ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:

POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS

Autores

  • william da Silva Melo IFBAIANO
  • Francisco Kelsen de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.487

Palavras-chave:

Curso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação.

Resumo

Este estudo foi voltado para utilização de abordagens de ensino para área da segurança da informação, considerando o contexto dos cursos on-line abertos e massivos. Para isso utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar abordagens, ferramentas ou instrumentos aplicados no processo de ensino aprendizagem, que possam promover uma proposta de curso on-line e favoreça o elo intrínseco entre teoria e prática. A busca dos dados foi realizada no Portal Periódicos CAPES/MEC, através de combinações dos termos definidos no protocolo da revisão, para automatizar a condução da RSL a ferramenta stArt foi utilizada. As análises demonstram resultados positivos no desempenho dos aprendizes que utilizaram metodologias ativas e recursos da web se comparado com o ensino tradicional. Porém, ainda existem poucos estudos que trazem evidência para essa temática.

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Publicado

06-04-2020

Como Citar

DA SILVA MELO, William; OLIVEIRA , Francisco Kelsen de. ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 71–83, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4i1.487. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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