A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.529

Palavras-chave:

Aprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade.

Resumo

No contexto contemporâneo a escrita e a leitura têm se transformado, ficando evidente a necessidade de promover os multiletramentos sendo a escola a principal responsável por essa tarefa. O objetivo geral do presente estudo foi analisar o Google Suite For Education no contexto do multiletramento e seu papel de potencializador desse processo. Para o alcance do objetivo geral, optou-se pela metodologia da pesquisa baseada no Design Science Research (DSR). Da presente pesquisa participaram alunos do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (DS) de uma escola de Ensino Técnico de São Caetano do Sul, município do ABC Paulista. Os resultados apontaram que recursos como o Google Suíte For Education auxiliam a promover os multiletramentos já que colocam o aluno em contato com a multimodalidade textual, mostrando as múltiplas possibilidades de utilizá-la para se comunicar, se expressar e interagir, aprimorando as habilidades lectoescritas.

 

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci , Universidade de São Caetano do Sul

Professor permanente no PPGCOM (Linha de Pesquisa "Produção e Recepção da Informação Pública"), PPGE (Linha de Pesquisa "Formação docente e profissionalidade") e na Graduação em Comunicação Social (Escola da Indústria Criativa) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atua também como Supervisor de Design da Informação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD-USCS). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e no Moody College of Communication da University of Texas at Austin (EUA). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em "TV Digital: Informação e Conhecimento" pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É líder do Smart Media & Users, cadastrado no diretório de grupos de pesquisas do CNPq. É coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom (2017 até atualmente). Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital e Interação Humano-Computador (IHC).

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela, & César Belo Angeluci , A. . (2021). A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 4(3), 4-25. https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.529