As habilidades e competências do pensamento computacional na educação profissional de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3140Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica, habilidades e competências, pensamento computacional, aplicativo educacionalResumen
Baseando-se no conhecimento histórico, o homem criou muitas tecnologias para auxiliá-lo na produção de sua existência. Este trabalho buscou, através de uma pesquisa quali-quanti baseada no método hipotético dedutivo, pesquisar o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo ensino-aprendizagem na EPT e procurou responder se a teoria do Pensamento Computacional (PC) pode contribuir para o ensino profissional e tecnológico. Na primeira etapa apresentou a fundamentação teórica através de pesquisa bibliográfica que abordou os temas tecnologia, educação profissional e tecnológica e o pensamento computacional. Na etapa seguinte realizou uma pesquisa documental indireta no projeto pedagógico do curso técnico em informática do IFMG campus Formiga. Nessa fase utilizou-se do software Iramuteq para tratamento de conteúdo. A terceira etapa foi a de desenvolvimento de uma ferramenta digital baseada na pesquisa bibliográfica e apoiada nos conceitos do Pensamento Computacional. A quarta etapa ficou para a avaliação e validação da ferramenta desenvolvida pelos docentes das disciplinas técnicas do curso técnico em informática pesquisado. Por fim, na quinta e última etapa, desenvolveu as análises, conclusões e considerações finais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.