A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:

o projeto pedagógico em análise

Autores

  • Nara Hilda Batista Rocha Universidade de Uberaba
  • Adriana Rodrigues Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v7i2.1483

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação profissional e Tecnológica, Projeto Pedagógico de Curso, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Uberaba, que se propôs a compreender a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir das legislações específicas que permeiam seu desenvolvimento, contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Ministério da Educação e Cultura (MEC). Teve como objetivo refletir sobre o ensino na Educação Profissional e Tecnológica e analisar o Projeto Pedagógico de curso para formação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Trata-se de uma pesquisa documental das leis pertinentes e do projeto pedagógico e bibliográfica dos autores da THC, para elucidação do contexto e do objeto pesquisado. O projeto pedagógico do curso do IFTM denota o desenvolvimento teórico-prático para além do desenvolvimento da Pedagogia específica para a EPT. A Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Teoria da Atividade, considerando o homem com ser social que aprende a partir do seu meio relacional, no qual ele se desenvolve, atua e influencia seus pares, poderá ser sustentáculo para a formação docente ainda complexa no século XXI. Constatam-se nuances da formação integral dos sujeitos com participação reflexiva, interativa e colaborativa. Dada a abrangência e a especificidade da EPT, formar o professor deste segmento educacional, com vistas ao seu desenvolvimento profissional e humano, é desafio enorme, face às características tecnicistas que envolvem e permeiam a Educação Profissional e Tecnológica, desde o início de seu surgimento.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação profissional e Tecnológica. Projeto Pedagógico de Curso. Teoria Histórico-Cultural.

Biografia do Autor

Nara Hilda Batista Rocha, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Pós-graduada em Marketing e Vendas pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Graduada em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Técnica em Segurança do Trabalho pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas. Atualmente é orientadora de curso no SENAC Minas. Experiência na área de Educação e Docência,  Palestras, Workshops e diversos cursos ministrados.

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de
Uberlândia - UFU. Especialista em Formação de Professores em EaD pela Universidade
Federal do Paraná e Especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores pela
Universidade de Uberaba - Uniube. Licenciada em Pedagogia pela Universidade
Federal de São Carlos - Ufscar. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados
pela Universidade de Uberaba, Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e
Licenciada em Matemática. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É pesquisadora do GEPIDE - Grupo
de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. É membro da
REED/ Rede (Internacional) de Estudos sobre Educação. Pesquisa e escreve sobre os
processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento, Didática, Formação e
desenvolvimento profissional de professores, Tecnologia Educacional, Educação
Matemática.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Como Citar

Rocha, N. H. B., & Rodrigues, A. (2023). A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: : o projeto pedagógico em análise. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 7(2), 54-70. https://doi.org/10.36524/profept.v7i2.1483