A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
o projeto pedagógico em análise
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v7i2.1483Palavras-chave:
Formação de professores, Educação profissional e Tecnológica, Projeto Pedagógico de Curso, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Uberaba, que se propôs a compreender a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir das legislações específicas que permeiam seu desenvolvimento, contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Ministério da Educação e Cultura (MEC). Teve como objetivo refletir sobre o ensino na Educação Profissional e Tecnológica e analisar o Projeto Pedagógico de curso para formação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Trata-se de uma pesquisa documental das leis pertinentes e do projeto pedagógico e bibliográfica dos autores da THC, para elucidação do contexto e do objeto pesquisado. O projeto pedagógico do curso do IFTM denota o desenvolvimento teórico-prático para além do desenvolvimento da Pedagogia específica para a EPT. A Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Teoria da Atividade, considerando o homem com ser social que aprende a partir do seu meio relacional, no qual ele se desenvolve, atua e influencia seus pares, poderá ser sustentáculo para a formação docente ainda complexa no século XXI. Constatam-se nuances da formação integral dos sujeitos com participação reflexiva, interativa e colaborativa. Dada a abrangência e a especificidade da EPT, formar o professor deste segmento educacional, com vistas ao seu desenvolvimento profissional e humano, é desafio enorme, face às características tecnicistas que envolvem e permeiam a Educação Profissional e Tecnológica, desde o início de seu surgimento.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação profissional e Tecnológica. Projeto Pedagógico de Curso. Teoria Histórico-Cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.