A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:

ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA DESAFIO SENAI MAIS INDÚSTRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i3.1166

Palavras-chave:

Tecnologia, Inovação, Educação Tecnológica, Firjan SENAI

Resumo

Este artigo analisou o processo de transferência de tecnologia entre a Firjan SENAI e as indústrias do Estado do Rio de Janeiro por meio do Programa Desafio SENAI Mais Indústria (PDSMI). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, bibliográfica e análise documental, onde foi feito um levantamento desde o ano de 2016 até 2019 de projetos apresentados por alunos dos cursos técnicos das unidades da Firjan SENAI, com o objetivo de saber quantos foram implementados por empresas ou formalizados como empreendimentos.  Foram registrados 610 projetos, dos quais 250 foram desenvolvidos no programa. Concluiu-se que, o trabalho que a Firjan SENAI vem desenvolvendo por meio do PDSMI conseguiu estabelecer uma ponte entre o ensino técnico e as empresas do Estado do Rio de Janeiro, apostando na competência dos alunos de seus cursos técnicos para o desenvolvimento de projetos inovadores tornando a indústria mais competitiva e moderna.

Biografia do Autor

  • Joelson Conceição da Silva, Instituo Federal Fluminense

    Professor da Rede Oficial de Ensino do Estado do Rio de Janeiro e da Firjan SESI SENAI

    Pedagogo

    Licenciado em Matemática

    Bacharel em Ciências Contábeis

    Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

     

  • Graciela Aparecida Profeta, Universidade Federal Fluminense

    Professora Adjunta IV do Curso de Ciências Econômicas da Universidade federal Fluminense- Polo de Campos dos Goytacazes. Possui Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA DESAFIO SENAI MAIS INDÚSTRIA. (2023). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(3), 80-94. https://doi.org/10.36524/profept.v6i3.1166

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