A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA DESAFIO SENAI MAIS INDÚSTRIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v6i3.1166Palavras-chave:
Tecnologia, Inovação, Educação Tecnológica, Firjan SENAIResumo
Este artigo analisou o processo de transferência de tecnologia entre a Firjan SENAI e as indústrias do Estado do Rio de Janeiro por meio do Programa Desafio SENAI Mais Indústria (PDSMI). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, bibliográfica e análise documental, onde foi feito um levantamento desde o ano de 2016 até 2019 de projetos apresentados por alunos dos cursos técnicos das unidades da Firjan SENAI, com o objetivo de saber quantos foram implementados por empresas ou formalizados como empreendimentos. Foram registrados 610 projetos, dos quais 250 foram desenvolvidos no programa. Concluiu-se que, o trabalho que a Firjan SENAI vem desenvolvendo por meio do PDSMI conseguiu estabelecer uma ponte entre o ensino técnico e as empresas do Estado do Rio de Janeiro, apostando na competência dos alunos de seus cursos técnicos para o desenvolvimento de projetos inovadores tornando a indústria mais competitiva e moderna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joelson Conceição da Silva, Graciela Aparecida Profeta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.