PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA:
desafios no ensino de direito e legislação e as estratégias de superação
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1529Palavras-chave:
Educação Profissional, Cursos Técnicos, Ensino JurídicoResumo
Este artigo tem por objetivo problematizar os principais desafios vivenciados por professores da Educação Profissional Tecnológica que lecionam as disciplinas de direito e legislação, e os meios utilizados para superá-los. A investigação, de natureza qualitativa, foi realizada com quatro docentes de disciplinas jurídicas de uma Escola Técnica Estadual da região do Vale do Paraíba. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados coletados ocorreu na perspectiva da análise de conteúdo. A falta da formação específica para Educação Profissional foi apontada como a principal dificuldade para o ingresso na carreira, sendo que para superar, os docentes optaram por fazer cursos formativos complementares não só para manterem-se atualizados, mas sobretudo, para refletirem sobre o processo de aprendizagem dos alunos tendo em vista melhorar a qualidade de suas aulas. Constatou-se que os docentes se valem de diversas fontes para obter elementos que possam lograr êxito em superar os desafios, especialmente valem-se da própria experiência profissional anterior à sala de aula. Para mobilizar os alunos a despertarem interesse para as disciplinas jurídicas, verificou-se que os docentes utilizam diferentes estratégias e recorrem a exemplos e casos concretos da área específica do curso. Evidenciou-se que os professores estão comprometidos em promover a aprendizagem dos estudantes nos cursos técnicos em que atuam. Os resultados reiteram a necessidade da criação de políticas públicas que contemplem programas de formação específicos para os docentes da Educação Profissional Tecnológica que atendam às necessidades formativas desses profissionais que se tornam professores no exercício do trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.