PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA:

desafios no ensino de direito e legislação e as estratégias de superação

Autores

  • Luciana Guerra Pereira Cotti Costa UNITAU
  • Patrícia Albieri Almeida Fundação Carlos Chagas e Unasp
  • Luciana Magalhães Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1529

Palavras-chave:

Educação Profissional, Cursos Técnicos, Ensino Jurídico

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar os principais desafios vivenciados por professores da Educação Profissional Tecnológica que lecionam as disciplinas de direito e legislação, e os meios utilizados para superá-los. A investigação, de natureza qualitativa, foi realizada com quatro docentes de disciplinas jurídicas de uma Escola Técnica Estadual da região do Vale do Paraíba. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados coletados ocorreu na perspectiva da análise de conteúdo. A falta da formação específica para Educação Profissional foi apontada como a principal dificuldade para o ingresso na carreira, sendo que para superar, os docentes optaram por fazer cursos formativos complementares não só para manterem-se atualizados, mas sobretudo, para refletirem sobre o processo de aprendizagem dos alunos tendo em vista melhorar a qualidade de suas aulas. Constatou-se que os docentes se valem de diversas fontes para obter elementos que possam lograr êxito em superar os desafios, especialmente valem-se da própria experiência profissional anterior à sala de aula. Para mobilizar os alunos a despertarem interesse para as disciplinas jurídicas, verificou-se que os docentes utilizam diferentes estratégias e recorrem a exemplos e casos concretos da área específica do curso. Evidenciou-se que os professores estão comprometidos em promover a aprendizagem dos estudantes nos cursos técnicos em que atuam. Os resultados reiteram a necessidade da criação de políticas públicas que contemplem programas de formação específicos para os docentes da Educação Profissional Tecnológica que atendam às necessidades formativas desses profissionais que se tornam professores no exercício do trabalho.

Biografia do Autor

Patrícia Albieri Almeida, Fundação Carlos Chagas e Unasp

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP (2007-2008), como bolsista FAPESP. 

Luciana Magalhães, Universidade de Taubaté

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista CNPQ. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano e Educação da UNITAU. Especialista em Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Bacharel em Direito. 

Downloads

Publicado

2024-03-22

Como Citar

Guerra Pereira Cotti Costa, L., Albieri Almeida, P. C., & de Oliveira Rocha Magalhães, L. . (2024). PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: : desafios no ensino de direito e legislação e as estratégias de superação. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 7(3), 01-18. https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1529

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.