TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.659

Palavras-chave:

Trajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes Docentes

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar aspectos que caracterizam as trajetórias formativas dos docentes que atuam na Educação Profissional no Acre com a intenção de compreender quais suas principais implicações na constituição dos saberes necessários à docência na Educação Profissional. Para tanto, foram sujeitos de pesquisa os docentes vinculados às instituições que ofertam cursos técnicos e/ou tecnológicos no município de Rio Branco, Acre. Os dados demonstram que, em relação aos saberes e conhecimentos valorizados pelos docentes que atuam na educação profissional, destacam-se os saberes da ciência da educação ou os saberes pedagógicos que são adquiridos em cursos de formação inicial ou continuada e que marcam o trabalho cotidiano.

 

Biografia do Autor

Geane, Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Mestre em Educação, Universidade Federal do Acre. Gerente de Educação Profissional, Senai - Rio Branco, Acre.

Pelegrino Santos Verçosa, Ufac - Universidade Federal do Acre

Professor e Pesquisador no Centro de Educação, Letras e Artes, na Universidade Federal do Acre

Aline Andreia Nicolli, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (1995), Especialista em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia (1996), com Mestrado (2001) e Doutorado (2009) em Educação e Pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011). Professora e Pesquisadora no Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre, com experiência em Formação de professores, atuando, principalmente, com Ensino de Ciências, Epistemologia e Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação. É docente no Curso de Pedagogia e está credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Ufac, desde 2013. É tesoureira da Abrapec - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, desde 2018. Foi professora de Educação infantil (1992), Ensino fundamental - anos iniciais (1993 a 1994), Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio (Ciências e Química, respectivamente) (1994-1995 e depois de 1998 a 2001), nas redes municipal, estadual e particular de ensino. Foi Coordenadora de Ensino, na área de Ciências, na Secretaria Municipal de Educação - Concórdia - SC (1995 - 1998) Foi Professora de Ensino Superior (1997 a 2005) e Secretária Acadêmica, na Universidade do Contestado (2001 a 2005) Foi responsável pela Comissão Própria de Avaliação, na Uninorte. (2005) Foi Coordenadora do Curso de especialização em Coordenação Pedagógica, ofertado por meio do Programa Nacional Escola de Gestores, de 2012 a 2014. Atuou como Diretora de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, na Ufac, de novembro de 2012 a março de 2014. Foi Coordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores, da Ufac, de 2014 a 2016. Foi Pró-reitora de Assuntos Estudantis, de março de 2014 a março de 2015. Foi Pró-reitora de Graduação, da Universidade Federal do Acre, de março de 2015 a dezembro de 2017. Foi Presidente do Comfor, na Ufac, de março de 2014 a fevereiro de 2018.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

de Farias, G. R. ., Santos Verçosa, P., & Nicolli, A. A. (2021). TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 4(3), 78-99. https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.659