A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS

Autores

  • Hericley Serejo Santos Instituto Federal do Pará
  • Ana Maria Leite Lobato Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.531

Palavras-chave:

Educomunicação;, Linguagens Midiáticas;, Trabalho

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de compreender como a abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas aplicadas no Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Breves, e como colabora para a formação de cidadãos emancipados e conscientes do direito à expressão e comunicação. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com oito professores no intuito de identificar a tipologia de linguagens, a metodologia aplicada, os resultados obtidos e o conhecimento sobre Educomunicação. A abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas desses professores e, apesar da maioria desconhecer o termo, compreendem a importância de se promover a interface entre Educomunicação e Educação Profissional Tecnológica.

Biografia do Autor

Hericley Serejo Santos, Instituto Federal do Pará

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT), pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas com Ênfase em Turismo, pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), possui MBA em Marketing, Propaganda e Comunicação Integrada pela Universidade Gama Filho (UGF), e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI, pelo SENAC São Paulo. Atua como relações públicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves. Possui experiência como analista de comunicação em multinacionais do mercado de alumínio, design gráfico e direção de arte, docência em cursos técnicos, organização de eventos corporativos e mestre de cerimônia. Tem conhecimentos em desenvolvimento humano e formação master em Coaching, Mentoring e Holomentoring, com certificação internacional pelo Instituto Holos, reconhecida pelo International Coach Federation (ICF). É coautor do livro Planejamento Estratégico para a Vida, publicado pela editora Ser Mais. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

Ana Maria Leite Lobato, Instituto Federal do Pará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Licenciada Plena Em Educação Artística pela Universidade Federal do Pará (1990). É especialista em Arte Educação/ PUC-MG; especialista em História e Historiografia da Amazônia pela UNIFAP. Especialista em Educação (IFPA). Graduada em Pedagogia (UNIP). Licenciada Plena em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas e História da Arte. Atualmente é professora do Ensino Básico Tec. e Tecnológico - ativo permanente do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Pará. Ministra a disciplina Artes para o Ensino Integrado (e PROEJA), Fundamentos Teóricos e Metodológicos Da Arte Educação, Ludicidade e Educação e História da Educação no Curso de Graduação Em Pedagogia. A disciplina Epistemologias e metodologias em pesquisa interdisciplinar no Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia. Ministra a disciplina Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas. Professor(a) Titular do IFPA.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Serejo Santos, H., & Leite Lobato, A. M. (2020). A ABORDAGEM EDUCOMUNICATIVA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS MARAJOARAS. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 4(1), 153-168. https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.531