EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:

UMA ANÁLISE À LUZ DOS DADOS DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA

Autores

  • Daniela de Cássia da Silva Monteiro IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Jane Piton Serra Sanches IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i2.1523

Palavras-chave:

Abandono escolar, Fracasso escolar, Cursos Subsequentes

Resumo

Neste artigo analisou-se a evasão escolar nos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – Rede Federal. O estudo desse fenômeno ganha importância quando se percebe que impede a efetivação do direito à educação, mostrando-se como empecilho ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho. Além disso, a evasão acarreta o desperdício de recursos acadêmicos, econômicos e sociais. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar os dados sobre evasão nos cursos técnicos da Rede Federal, a partir das informações disponibilizadas na Plataforma Nilo Peçanha - PNP.  Iniciou-se o estudo promovendo-se uma discussão sobre os conceitos e características da evasão escolar, bem como uma contextualização histórica e material das origens e bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Posteriormente, passou-se a uma análise sobre o fenômeno da evasão dentro dos cursos técnicos da Rede Federal, com base nos dados apresentados pela PNP. Realizou-se, por fim, o comparativo entre os dados da PNP e o proposto pela Meta 11 do Plano Nacional de Educação - PNE, o que demonstrou a necessidade improtelável de cada instituição de ensino investigar in loco esse fenômeno, a fim de produzir um conhecimento sistematizado que possa embasar ações que sejam capazes de combatê-lo, tornando-as mais efetivas e exitosas, maximizando dessa forma os índices de permanência e êxito dos alunos dentro da Rede Federal.

 

PALAVRAS-CHAVE:  Abandono escolar -  Fracasso escolar - Cursos Subsequentes

Downloads

Publicado

18-02-2025

Como Citar

DA SILVA MONTEIRO, Daniela de Cássia; PITON SERRA SANCHES, Jane. EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: UMA ANÁLISE À LUZ DOS DADOS DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 31–44, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8i2.1523. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1523.. Acesso em: 1 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 81

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.