EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
UMA ANÁLISE À LUZ DOS DADOS DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i2.1523Palavras-chave:
Abandono escolar, Fracasso escolar, Cursos SubsequentesResumo
Neste artigo analisou-se a evasão escolar nos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – Rede Federal. O estudo desse fenômeno ganha importância quando se percebe que impede a efetivação do direito à educação, mostrando-se como empecilho ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho. Além disso, a evasão acarreta o desperdício de recursos acadêmicos, econômicos e sociais. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar os dados sobre evasão nos cursos técnicos da Rede Federal, a partir das informações disponibilizadas na Plataforma Nilo Peçanha - PNP. Iniciou-se o estudo promovendo-se uma discussão sobre os conceitos e características da evasão escolar, bem como uma contextualização histórica e material das origens e bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Posteriormente, passou-se a uma análise sobre o fenômeno da evasão dentro dos cursos técnicos da Rede Federal, com base nos dados apresentados pela PNP. Realizou-se, por fim, o comparativo entre os dados da PNP e o proposto pela Meta 11 do Plano Nacional de Educação - PNE, o que demonstrou a necessidade improtelável de cada instituição de ensino investigar in loco esse fenômeno, a fim de produzir um conhecimento sistematizado que possa embasar ações que sejam capazes de combatê-lo, tornando-as mais efetivas e exitosas, maximizando dessa forma os índices de permanência e êxito dos alunos dentro da Rede Federal.
PALAVRAS-CHAVE: Abandono escolar - Fracasso escolar - Cursos Subsequentes
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.