PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS QUANTO A SUA INSERÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i2.1611Palavras-chave:
educação profissional, inserção profissional, egresso, mundo do trabalhoResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos egressos dos cursos técnicos de nível médio, na forma integrada, de um Instituto Federal de Educação, quanto a sua empregabilidade. A pesquisa é de natureza descritiva, do tipo documental, na qual foram utilizados dados provenientes da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (PAE) 2020. Constatou-se que um número significativo de egressos busca pela verticalização dos estudos, priorizando o ingresso no ensino superior à inserção no mercado de trabalho. A fundamentação teórica aborda as relações entre educação e trabalho e, de forma mais específica, a educação profissional e o mundo do trabalho. Constatou-se que poucos egressos estão trabalhando e entre aqueles que possuem ocupação laboral, um percentual baixo atua em sua área de formação técnica. Além disso, os egressos afirmaram que são escassas as oportunidades de trabalho na área de formação. Dessa forma, verifica-se uma desvinculação entre os objetivos dos egressos com a realização do curso técnico na instituição e alguns objetivos da Política de Educação Profissional brasileira; assim como entre a oferta de cursos e as demandas do setor produtivo local e regional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.