O PROTAGONISMO DO IRÊ AYÓ NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE FORMAÇÃO INTEGRAL: CAMINHOS PARA A FELICIDADE

Autores

  • Mateus Melo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)
  • Francisco Vanderlei Ferreira da Costa Instituto Federal da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1106

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Candomblé, Formação integral, Povos e Comunidades Tradicionais

Resumo

A intenção deste texto é demonstrar o protagonismo do Projeto Político-Pedagógico Irê Ayó, desenvolvido na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, na construção de uma escola afrocentrada e desenvolvida em espaço de terreiro de candomblé, bem como analisar os aspectos que relacionam esta escola com a educação profissional e tecnológica. Discorremos neste trabalho sobre as implicações do processo histórico do escravismo na subsequente construção do racismo no Brasil pós-abolição, incluindo o racismo religioso. Esse processo é analisado por meio do estudo histórico das condições da vida da população negra e ao acesso desta à educação. Por fim, analisamos o PPP Irê Ayó, verificando os aspectos do documento, da escola e do terreiro que se relacionam a uma educação para a formação integral.

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

SILVA, Mateus Melo da; COSTA, Francisco Vanderlei Ferreira da. O PROTAGONISMO DO IRÊ AYÓ NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE FORMAÇÃO INTEGRAL: CAMINHOS PARA A FELICIDADE. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. Especial, p. 52–76, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5iEspecial.1106. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1106.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 156

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.