O PROTAGONISMO DO IRÊ AYÓ NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE FORMAÇÃO INTEGRAL: CAMINHOS PARA A FELICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1106Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Candomblé, Formação integral, Povos e Comunidades TradicionaisResumo
A intenção deste texto é demonstrar o protagonismo do Projeto Político-Pedagógico Irê Ayó, desenvolvido na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, na construção de uma escola afrocentrada e desenvolvida em espaço de terreiro de candomblé, bem como analisar os aspectos que relacionam esta escola com a educação profissional e tecnológica. Discorremos neste trabalho sobre as implicações do processo histórico do escravismo na subsequente construção do racismo no Brasil pós-abolição, incluindo o racismo religioso. Esse processo é analisado por meio do estudo histórico das condições da vida da população negra e ao acesso desta à educação. Por fim, analisamos o PPP Irê Ayó, verificando os aspectos do documento, da escola e do terreiro que se relacionam a uma educação para a formação integral.
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