Palestra da Prof.ª Marise Nogueira Ramos no Encerramento do VIII seminário do ProfEPT
Formação Humana Integral e os desafios da pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.3305Palavras-chave:
palestra, educação profissional e tecnológica, formação humana, politecniaResumo
A palestra da Prof.ª Dr.ª Marise Nogueira Ramos, foi mediada pela Profa Michele Waltz Comarú e foi realizada no encerramento do VIII Seminário do ProfEPT, no Colégio Pedro II campus Tijuca no Rio de Janeiro. Na sua fala a autora aborda a formação humana integral e os desafios da pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Marise parte de sua trajetória pessoal para refletir sobre como as experiências de vida, especialmente no contexto da classe trabalhadora e da educação técnica, moldam a compreensão sobre o papel da escola na formação dos sujeitos. Ela destaca a importância do trabalho como princípio educativo, articulando os pressupostos marxistas sobre a produção da existência — material, simbólica e social — como base para pensar a educação. A professora critica a hegemonia das ciências exatas e a fragmentação do conhecimento imposta por modelos educacionais tecnicistas, como os da Lei 5692/71 e do Decreto 2208/97, defendendo uma concepção politécnica e omnilateral de formação. Reivindica a integração entre natureza e sociedade como unidade histórica, propondo que a escola deve possibilitar aos estudantes a apropriação crítica das leis naturais e sociais. Para Marise, a formação humana integral é também uma questão ética, pois a sociedade já dispõe dos meios para realizá-la, mas muitas vezes não o faz. A palestra é marcada por uma narrativa envolvente, que entrelaça vivências pessoais, fundamentos teóricos e críticas às políticas educacionais, reafirmando o compromisso com uma educação emancipadora, crítica e transformadora, capaz de formar sujeitos conscientes de sua inserção histórica e social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marise Nogueira Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.